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Por Kat
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#114517
No artigo 5° da Constituição brasileira de 1988 é definido que todo cidadão é igual perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Todavia, ao observarmos, como exemplo, o atual cenário brasileiro, nota-se que, apesar de que respeito e da busca pela dignidade tenham se tornado uma lei promulgada, essa não é empregada de forma apropriada, o que nos evidencia os desafios da carência da garantia dos direitos mínimos ao ser humano na sociedade.
Diante disso, é perceptível a falta da ação do governo em executar essa lei de maneira adequada. Podemos constatar essa afirmação após o descaso apresentado pelo mesmo, durante a pandemia, aos moradores de rua, cujos não obtiveram acesso facilitado às vacinas e ficaram expostos sem possibilidades de higienização e isolamento. De acordo com o relatório do CNS e CNDH.
Ademais, o disposto pela ONU na Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, o que é contrariado por Gilberto Dimenstein, em seu livro “O cidadão de papel”, “há vários direitos que estão só no papel e que não são cumpridos na realidade”.
Portanto, é concluso que se faz necessário uma maior atividade do Estado na mitigação das dificuldades em garantir dignidade e respeito adequados aos cidadãos. Para isso, urge que o Poder Executivo - em papel federativo - amplie verbas e apoie toda e qualquer organização destinada a ajudar pessoas em todo tipo de vulnerabilidade. Exige-se, também, de uma maior visibilidade às ações dessas organizações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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