De acordo com este cenário, uma em cada cem mulheres procurou a justiça no Brasil para denunciar casos de violência doméstica nos últimos anos, mas apenas 5% dessas denúncias tiveram andamento, conforme dados obtidos pelo Conselho Nacional de Justiça. Dessa forma, constata-se que os agressores raramente são punidos pelos crimes cometidos contra as mulheres, o que gera uma normalização de situações de violência com a parcela feminina da população brasileira. Portanto, uma das causas da persistência da violência contra a mulher na sociedade é a impunidade com que os agressores são tratados, tornando o país um lugar hostil e perigoso para as mulheres.
Ademais, o pensamento machista ainda enraizado na sociedade faz com que as mulheres sejam frequentemente vistas como objetos pelos olhos masculinos, o que fica evidente em dados de que o Brasil registra, em média, um estupro a cada 11 minutos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Essa informação demonstra um pensamento de posse e liberdade ilimitada por parte dos homens, proveniente da sociedade patriarcal em que estão inseridos e na qual foram educados. Assim, o machismo é um obstáculo para a mitigação do problema da violência contra o sexo feminino no Brasil.
Logo, a fim de que a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira seja solucionada, é necessário que o poder Judiciário, em parceria com o Congresso Nacional, promova o andamento das denúncias de violência, por meio da criação e ampliação de varas especializadas, a fim de que os processos possam ser julgados mais rapidamente e o sistema consiga proteger o grande número de mulheres que sofrem com a violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.