Primeiramente, vale destacar, que as oportunidades educacionais não são ofertadas de maneira equitativa no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitos desses adolescentes vivem em condições de vulnerabilidade e precisam inserir-se no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Diante disso, é evidente a negligência governamental com relação a assistência à população. Visto que, esses estudantes não atingem o ápice do pensamento freiriano em que o indivíduo pode-se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais as quais é subjulgado.
Ademais, cabe resaltar, como a implementação do novo ensino médio tem precarizado a escolarização com a existência maior de limitações e desigualdades entre alunos de colégios públicos e privados. Visto que, muitos colégios públicos não possuem infraestrutura necessária para comportar o ensino em período integral. Dessa forma, a reforma do ensino médio ampliou a evasão escolar , uma vez que, as escolas não possuem o básico para adentrar nas áreas de conhecimento.
portanto, para que a evasão escolar brasileira seja mitigada, urge que o governo federal juntamente com o Ministério da Educação amplie suas políticas públicas educacionais a fim de que os jovens possam exercer seu direito de acesso à educação de qualidade na prática. Como também haja a revogação do novo ensino médio, com o intuito de minimizar as desigualdades no sistema de ensino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.