Avatar do usuário
Por FernandaCSo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114093
Para o sociólogo Pierre Bourdieu, entende-se por violência simbólica quando uma delimitada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos. Sob esse viés, no Brasil, aplicam-se os estudos do intelectual no que tange aos desafios para a democratização do acesso à 'internet', posto que quatro em cada dez pessoas estão desconectadas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Logo, urge analisar como a negligência estatal e a ausência do engajamento social servem de alicerce para o cenário vigente.

Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como complexo dificultador. Nesse sentido, para Aristóteles, o Estado tem como função preservar o bem comum entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no país, os obstáculos para possibilitar o acesso à 'internet' para todos, não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, o qual dificulta a resolução do problema.

Outrossim, o absentismo da participação brasiliense em questões políticas é outro ponto relevante na questão. Desse modo, o imperativo categórico de Kant, preconiza que o sujeito necessita agir apenas consoante com a máxima que gostaria de ver transformado em lei universal. No entanto, ao que concerne as adversidades para coletivizar a conexão ao ciberespaço, nacionalmente, há um vácuo. Assim, é-se legítimo que o baixo protagonismo do corpo social verde e amarelo corrobora para o panorama atual.

Portanto, medidas estratégicas devem ser tomadas. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, juntamente, o Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficinas nas escolas de Ensino Médio, ministradas por professores de história e sociologia, trazer os alunos e seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância da participação cidadã em prol de melhorias sociais. Com efeito, os envolvidos serão responsáveis por dissociar os desafios para democratização do acesso à 'internet' no Brasil, da violência simbólica de Bourdieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114134
Boa noite, a introdução está muito boa, no desenvolvimento 1 pode argumentar mais e falta um fechamento crítico nele, o restante está tudo ok.Sucesso!!
0
Avatar do usuário
Por Lyvianasc
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114141
Assim como a Lauanny disse, o que mais faltou foi a profundidade na argumentação no segundo parágrafo. Também dá pra notar a separação indevida em "o imperativo categórico de Kant,". Quanto ao restante, é uma redação muito bem estruturada e possui um ótimo repertório. Parabéns!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
166 Exibições
por Felipesc
0 Respostas 
92 Exibições
por pedroyagom
0 Respostas 
84 Exibições
por MirelaS
0 Respostas 
103 Exibições
por Mariaux
0 Respostas 
94 Exibições
por mrrballgirl
0 Respostas 
97 Exibições
por a655790i
0 Respostas 
41 Exibições
por Nando132
0 Respostas 
56 Exibições
por Pedro344
0 Respostas 
23 Exibições
por nattalinhaa
1 Respostas 
53 Exibições
por lariper

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM