Mormente, a violência contra os professores, tendo como fomentador os alunos, está relacionada com a ausência de uma educação moral, sendo essa responsabilidade primordial da instituição familiar. Entretanto, é visível a não participação da família na formação de indivíduos moralmente educados. Sobre essa óptica, o sociólogo Zygmunt Bauman, instituiu o conceito de "instituições zumbis", segundo o qual algumas instituições, dentre elas a familiar, por mais que existam na sociedade acabam não cumprindo seu papel social. Desse modo, é inaceitável que o direito a segurança seja desrespeitado por fatores como a ausência de ações institucionais na formação educacional, uma vez que essa é garantida constitucionalmente, e é dever do Estado preservá-la.
Ademais, o frequente quadro de violência nas escolas contra professores tem como principal consequência o afastamento das atividades desses profissionais. Fato esse evidenciado pelo vereador e professor Alex Fraga, ao afirmar em uma entrevista que devido ao alto índice de violência contra esses profissionais nas escolas, muitos tendem a se afastar do trabalho pelos traumas violentos. Assim, torna-se inadmissíveis que os direitos a saúde e segurança em ambientes de trabalho sejam infringidos, pois, ambos são garantidos pela constituição, sendo dever do governo assegurá-los.
Depreende-se, portanto, que a ausente educação moral agrava o cenário de violência contra professores no Brasil. Assim, faz-se necessário que o Ministério da Educação – enquanto órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro – auxilie na manutenção desse quadro anômalo; por meio de campanhas de cunho pedagógicos que busquem conscientizar à família, enquanto instituição, acerca da responsabilidade social de educar os indivíduos moralmente. Espera-se, com isso, a diminuição de conflitos nas entidades escolares, e que organização familiar cumpra seu dever na sociedade contrariando, assim, o conceito de instituição zumbi, proposto por Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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