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Por Nayanne
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Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas Mare, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Entretanto, na atual sociedade brasileira vê-se o oposto do ideal difundido pelo autor, tendo em vista o combate ao racismo ambiental na contemporaneidade brasileira, tal problemática potencializada pela atividade econômica desgovernada e omissão governamental, acarretando riscos para a população.
Sob esse viés, é lícito destacar a atividade econômica como causadora desse revés. Sob tal conjuntura, a prática econômica atual de forma descontrolada sob o estado de Minas Gerais, a qual demanda de alta produção de matéria-prima, sendo o extrativismo mineral a principal delas, acarretando, assim, a prática do extrativismo mineral desgovernadamente, contribuindo para o aumento de desastres naturais, como o deslizamento de terra na barragem de brumadinho, deixando centenas de pessoas mortas e desabrigadas. Dessa forma, a prática extrativista inviabiliza o direito à moradia de parte do tecido social, os quais moram nessas localidades, contribuindo ativamente para o racismo ambiental.
Outrossim, é imperioso destacar a omissão governamental, tendo em vista sua influência com o racismo ambiental. Segundo Alfonso Ruiz Soto, “não basta ser tolerante em um certo momento; do que a humanidade precisa é de uma cultura de tolerância”. Tomando como base a frase do semiólogo Soto, é lícito destacar a atribuição de combate a práticas prejudiciais ao meio ambiente a dias comemorativos, assim, dando visibilidade ao problema apenas naquele dia, desconsiderando o que ocorre em todo o ano, demostrando a omissão governamental, o qual contribui de forma mínima para assegurar o direito de todos os cidadãos que habitam em áreas de exploração, por meio da não fiscalização dessas localidades. Dessa forma, governo age passivamente diante da exploração de recursos naturais, acarretando o aumento do racismo ambiental.
Portanto, é de suma importância medidas para amenizar o racismo ambiental. Destarte, o Ministério do Meio Ambiente- órgão responsável pela preservação ambiental-, por meio de projetos de leis ambientais, delimitando a quantidade de recursos que poderão ser explorados, de acordo com sua localidade, a fim de amenizar os riscos de desastres naturais e beneficiar cidadãos desses locais, garantindo, assim, seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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