Em primazia, é necessário destaque para as raízes do problema. Desde a Segunda Revolução Industrial e o surgimento do modelo de produção toyotista – onde a oferta deve adequar-se a demanda- a indústria procura meios de adquirir mais lucro, sendo um dos principais a obsolescência programada. Dessa maneira, a maior parte da produção em pouco tempo é inutilizada para o consumo de novos bens, causando o descarte em massa de diversos produtos; em especial, eletrônicos e eletrodomésticos, que ocupam cada vez espaço no mercado de bens de consumo essencial. Por fim, é consequência direta o descarte incorreto de pilhas e baterias, bem como de eletrônicos no geral, que causam a contaminação dos lençóis freáticos, tornando bioquimicamente tóxica a terra e a água da área de despojo e afetando a qualidade de vida de populações próximas à ela.
Além disso, o consumidor também possui ínfima responsabilidade na temática. A partir do governo de Juscelino Kubistchek, na década de 60, a população brasileira foi cada vez mais incentivada à compra de insumos, prometidos pelo governo e pelas indústrias como uma melhor qualidade de vida e assim consumindo de forma cada vez mais exasperada. Essa forma de consumo, que visa a todo o momento o fetichismo da mercadoria, pode ser definido como um “habitus”, segundo o sociólogo Pierre Bordieu - uma ação inconsciente tomada por indivíduos pertencentes a um “campus”, no caso, a categoria de consumidores. Assim, o cidadão é coagido e alienado, através da mídia, a cada vez mais valorizar produtos que serão inutilizados dentro de pouco tempo e perde a oportunidade de crescer financeiramente, afogando-se em dívidas desnecessárias e deixando de contribuir ativamente para a economia nacional.
Em suma, são visíveis as armadilhas que a obsolescência programada oferece tanto ao meio ambiente quanto ao âmbito social. Portanto, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Cidadania em parceria com o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) devem, através de implementações na Lei de Diretrizes Orçamentárias, investir em campanhas de conscientização sobre o consumo e obsolescência programada, assim como projetos de descarte de lixo corretos, em especial de eletrônicos. Portanto, tendo como finalidade a redução do consumismo exagerado e a redução da obsolescência programada no mercado, promoverá uma desestruturação dos sistemas econômicos dos quais provém às mesmas. Logo, obras como “Avenida Brasil” não mais retratarão a realidade problemática do país, pois ela existirá apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.