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Por FernandaZw
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#68000
A telenovela brasileira “Avenida Brasil”, de João Manuel Carneiro, tem como um dos principais assuntos tratados o impacto social e ambiental do descarte massivo de produtos. De maneira análoga à atualidade brasileira, percebe-se um fator de destaque que levam aos problemas comunitários e ao meio ambiente: a obsolescência programada dos mais variados produtos do mercado. Essa problemática é fomentada especialmente pelo modelo de construção socioeconômico capitalista, bem como a alienação do consumidor. Por conseguinte, é perceptível que esses fatores são verdadeiras armadilhas para o bem estar comum.
Em primazia, é necessário destaque para as raízes do problema. Desde a Segunda Revolução Industrial e o surgimento do modelo de produção toyotista – onde a oferta deve adequar-se a demanda- a indústria procura meios de adquirir mais lucro, sendo um dos principais a obsolescência programada. Dessa maneira, a maior parte da produção em pouco tempo é inutilizada para o consumo de novos bens, causando o descarte em massa de diversos produtos; em especial, eletrônicos e eletrodomésticos, que ocupam cada vez espaço no mercado de bens de consumo essencial. Por fim, é consequência direta o descarte incorreto de pilhas e baterias, bem como de eletrônicos no geral, que causam a contaminação dos lençóis freáticos, tornando bioquimicamente tóxica a terra e a água da área de despojo e afetando a qualidade de vida de populações próximas à ela.
Além disso, o consumidor também possui ínfima responsabilidade na temática. A partir do governo de Juscelino Kubistchek, na década de 60, a população brasileira foi cada vez mais incentivada à compra de insumos, prometidos pelo governo e pelas indústrias como uma melhor qualidade de vida e assim consumindo de forma cada vez mais exasperada. Essa forma de consumo, que visa a todo o momento o fetichismo da mercadoria, pode ser definido como um “habitus”, segundo o sociólogo Pierre Bordieu - uma ação inconsciente tomada por indivíduos pertencentes a um “campus”, no caso, a categoria de consumidores. Assim, o cidadão é coagido e alienado, através da mídia, a cada vez mais valorizar produtos que serão inutilizados dentro de pouco tempo e perde a oportunidade de crescer financeiramente, afogando-se em dívidas desnecessárias e deixando de contribuir ativamente para a economia nacional.
Em suma, são visíveis as armadilhas que a obsolescência programada oferece tanto ao meio ambiente quanto ao âmbito social. Portanto, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Cidadania em parceria com o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) devem, através de implementações na Lei de Diretrizes Orçamentárias, investir em campanhas de conscientização sobre o consumo e obsolescência programada, assim como projetos de descarte de lixo corretos, em especial de eletrônicos. Portanto, tendo como finalidade a redução do consumismo exagerado e a redução da obsolescência programada no mercado, promoverá uma desestruturação dos sistemas econômicos dos quais provém às mesmas. Logo, obras como “Avenida Brasil” não mais retratarão a realidade problemática do país, pois ela existirá apenas na ficção.

Nada existe de tão difícil que não seja vencível.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por FernandaZw
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#68017
@jherodrigues @eurodrigo @Felipe082 olá, vocês podem corrigir e pontuar por favor??? desde já obrigada!!

Nada existe de tão difícil que não seja vencível.
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Por vitoriaca
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#68267
Ei, Fernanda!
Espero que esteja tudo bem com você!
Posso sim. Tenho andado bem atarefada, porém, te darei um retorno em breve ok?

Abraço! :D
0
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Por chihirukiki
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#68293
Olá, @FernandaZw! Compartilho do mesmo estado de ocupação da @vitoriaca, rs. Mas, assim que possível, trarei uma correção para você. Abraços virtuais :D ;)

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Por vitoriaca
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#68517
@FernandaZw,
Fiz uma correção em vídeo kkkk :lol:
Perdão se falei algo e/ou interpretei algo errado!
Espero que dê para entender direitinho.

Eu não gosto muito da minha voz, então se você não gostar eu te entenderei :lol:
Espero que consiga acessar. Qualquer coisa me fale!

EXTRAS:
Justificando sua nota >>>>>>>>>>>>>>
Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita.
>>> 160 - houveram erros ocasionais, nada tão agravante

Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
>>> 160 - compreendeu bem. Mas, se atentar à finalização dos parágrafos de desenvolvimento.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
>>> 200 - argumentou muito bem, conseguiu fazer as devidas relações aos repertórios utilizados.

Competência 4 - conhecimento dos mecanismos linguísticos.
>>> 120 - repetiu conectivos, esqueceu de utilizar em algumas parte do texto e repetiu palavras.

Competência 5 - proposta de intervenção para o problema abordado.
>>> 200 - Proposta completa com os 5 agentes!

Bons estudos <3

https://drive.google.com/file/d/1v0pYtp ... sp=sharing
0
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Por chihirukiki
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#68524
Nossa, sem palavras para a sua correção @vitoriaca! :o Não tenho nem o que comentar a mais sobre a sua redação, @FernandaZw. A correção feita já foi muito melhor do que eu poderia ter imaginado fazer. :lol:
Mas li seu texto e adorei! Seu vasto repertório sociocultural mostra que você é uma pessoa que detém de muito conhecimento e sabe articular bem as ideias. Amei a menção a uma novela, nunca havia visto! Muito original. ;)
Com certeza virá uma nota incrível no ENEM. 🌼

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
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Por vitoriaca
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#68531
@chihirukiki, olha que gentileza da sua parte!!
Muito obrigada, flor! Realmente, faço das suas palavras as minhas. A @FernandaZw tem um repertório incrível e com certeza o notão sai. :D
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Por FernandaZw
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68858
vitoriaca escreveu:@chihirukiki, olha que gentileza da sua parte!!
Muito obrigada, flor! Realmente, faço das suas palavras as minhas. A @FernandaZw tem um repertório incrível e com certeza o notão sai. :D
nossa, muito obrigada, sua correção foi incrível e me ajudou muito! vou estudar os pontos que vc falou com certeza, mto mto obrigada!!

Nada existe de tão difícil que não seja vencível.
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