Por Deboralrs
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#44922
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à vida, à saúde e ao bem estar social. No entanto, a enfermidade mental global impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem essa inercial problemática.
A série americana "13 reasons why" retrata a vida de Hannah backer, uma adolescente que vivencia o bullying, a violência sexual, entre outros, e adquiri depressão. Analogamente, várias pessoas enfrentam esse problema no século xxi, e na maior parte dos casos, o sofrimento psíquico não é percebido, o que pode ocasionar automutilação ou até suicídio, uma violência contra si próprio, como ocorreu com Hannah. E, como defende o filósofo Sartre, a violência, independente da maneira que se manifesta, é sempre uma derrota, e nesse caso, uma derrota de toda a humanidade.
Por conseguinte, cabe também salientar o transtorno de ansiedade. Sem dúvidas, a pressão de ser notável, bem sucedido e seguir padrões estéticos são os principais fatores para o aumento desse transtorno nas últimas décadas. À visto disso, e também, da improporcionalidade na busca para cuidar da mente, foi decretada no início de 2019 a Lei 13.819, que insistiu a Política Nacional da Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Tal lei é uma estratégia para prevenção desses eventos e para o tratamento de seus condicionantes.
Portanto, medidas são necessárias para que a saúde mental seja valorizada. O Ministério da Saúde, em parceria com os setores midiáticos, deve organizar comerciais sobre a importância de se valorizar a saúde emocional e vivenciar um bem estar mental, nos canais de televisão, rádio e internet, com informações sobre terapia psicológica e sobre os transtornos mentais, com o objetivo de descontruir crenças errôneas e preconceitos a respeito da saúde emocional. Dessa forma, será possível valorizar a saúde mental no século xxi.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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