A princípio convém ressaltar que a escassez de educação em escolas colabora para o aumento do preconceito linguístico na população. Nessa perspectiva, em comparação a países como Islândia e Noruega, o Brasil investe pouco em educação nos ambientes acadêmicos em relação à intolerância preconceituosas das variedades linguísticas.A partir da falta de informação em falta mas escolas ,origina-se a discriminação com quem se expressa de forma diferente ,como ocorre na classe mais carente ser inferiorizado em comparação à elite, tendo assim como efeito
a desigualdade social.
De modo complementar à insuficiência educacional, outro motivo que contribui para esse problema é a inefetividade estatal em não se envolver de forma ativa. Isso pode ser explicado,visto que, para o governo brasileiro a diminuição da intolerância linguística não é uma prioridade,haja vista a redução do cumprimento da lei que tem como objetivo o combate às discriminações que os oprimidos sofrem, solado a isso, a exclusão social é outro fator que o preconceito traz consigo.
Urge, portanto ,que medidas sejam tomadas em relação ao preconceito linguístico em nosso país .Sob esse viés, cabe a escola - grande difusora de valores humanizados e conhecimento- orientar as crianças sobre um comportamento mais respeitoso, por meio de exibições de filmes que representem outras culturas , e atividades grupais que discuta sobre o preconceito, para assim conhecer a diversidade do outro sem julgar. Além disso, cabe ao poder Judiciário em parceria com o poder Executivo fortalecer o cumprimento das leis ,por meio do direcionamento das verbas de uma maior parcela do PIB, intensificando punições severas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.