Em primeiro lugar, é importante destacar a escassez de reflexões acerca da fiscalização e ética nas instituições de ensino. Esse desprovimento de conhecimento leva o cidadão a desconhecer seus direitos e deveres, o que abre espaço para os agentes de administração pública praticarem atos atrozes, afim do benefício próprio, na qual atrapalha a plena realização da cidadania. De acordo com o pensamento de Pitágoras “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. Dessa forma, evidencia-se que uma formação de boa qualidade não só educa como também previne comportamentos errôneos na sociedade. Assim, fica claro que a educação é um importante fator para o exercício da cidadania.
Além disso, a ausência da massa na participação política e a carência de um senso crítico também mostram-se como obstáculos ao exercício da cidadania. Visto que, aqueles que não participam não tem suas opiniões expressadas e consequentemente faz com que o gerenciamento político piore. Segundo o filósofo Platão “O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior”. Destarte a isso, é perceptível que essa carência de participação política afeta diretamente a cidadania. Além disso, de acordo com Immanuel Kant “Se o homem faz de si mesmo um verme, ele não deve se queixar quando é pisado”. Da mesma forma, pode ser relacionada a realidade brasileira, fazendo referência aqueles sujeitos que não participam da política e mesmo assim reclamam de sua má administração. Logo, é indubitável que a participação do povo é de extrema importância.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que a cidadania seja realmente efetuada, urge que o Ministério de Educação (MEC) implante, por meio das instituições de ensino, aulas, exercícios e palestras a respeito da educação fiscal e sua relevância na sociedade atual, visto que a educação é de fundamental importância neste quesito. Além disso, é preciso que o Ministério de Comunicações divulgue, por meio das grandes mídias, informações sobre a importância da participação do povo na política, unido com as aulas e palestras criadas pelo MEC, para que todos tenham acesso ao conhecimento. Somente assim, será possível reduzir os “custos” anteriormente citados no pensamento de Carlos Lacerda.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.