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Por Kailannysa
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O que faz o país é o seu povo. Hoje, após dois séculos de tantas mortes, lágrimas e batalhas unidas pelos mesmos ideais, pelo desejo a liberdade, igualdade e sobretudo a vida. Nota-se que, nem mesmos as maiores dificuldades foram capazes de aprisionar a alma guerreira do povo brasileiro e que assim como o poeta e escritor Carlos Drummond, acreditam que devemos sonhar alto, querer o melhor do melhor.
Em primeiro lugar, faz-se necessário recordamos das lutas, pelo direito à liberdade, travada pelos escravos desde o século XVIII com o surgimento da carta de alforria, da luz no fim do túnel, que acendia a chama guerreira de um povo que não ia mas se submeter ao sistema e que acreditava fortemente em uma sociedade melhor, livre dos preconceitos e das injustiças.
Em segundo lugar, tomadas por um sentimento de liberdade e ansiosas pelo direito de ter vez e voz, as mulheres brasileiras também decidiram ir à luta, e no século XX conquistaram o direito ao voto, que até então era algo restrito apenas para os homens. Embora, as lutas por direitos iguais sigam até os dias atuais, já podemos apreciar um novo horizonte em relação à igualdade de gêneros.
É por causa desses e de tantos outros exemplos, que o Brasil é um país de força pois seus filhos não fogem a luta, nem temem as dificuldades impostas no caminho. Portanto, para que, assim como Carlos Drummond sejamos do tamanho daquilo que vemos, faz-se necessário criarmos junto ao governo um país com igualdade étnica, racial e de gênero, pois, um Brasil sem igualdade será sempre um Brasil pobre, injusto, pequeno e frágil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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