Em primeira análise, deve ser entendido que o Brasil possui uma taxa de criminalidade elevada, onde diversas pessoas são criadas cultivando o ódio exemplificado pelo ambiente em que vivem. Assim como é dito por Jean Jacques Rousseau: “A natureza torna o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” Com isso é visível que a culpa deve ser da sociedade por alguém se tornar um criminoso.
Ademais, é de exímia importância ressaltar que, os jovens frequentemente são usados para cometer atos de mal caráter, assim, é injusto culpar os jovens sem culpar os adultos responsáveis. Segundo Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais,” com isso, vê-se que não adianta criar medida de punição sem criar modos de quebrar o ciclo de uma má educação.
Portanto, é mister que o Governo tome providências imediatas para suavizar o quadro atual. Para evitar que seja necessário a redução da maioridade penal, urge que o ministério da educação crie, por meio de verbas, campanhas que procurem incentivar os jovens a estudar e criar planos de vida, para que entendam que a vida é muito mais do que a criminalidade. Mostrando também, modos de ensino alternativo para suprir as necessidades de todos os jovens e assim fazê-los continuar estudando e valorizando seus futuros. Somente assim será possível diminuir as taxas de criminalidade e tornar a sociedade brasileira melhor, evitando que mais pessoas sofram e vivam o mesmo que Arthur Fleck em Coringa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.