Avatar do usuário
Por pavanx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83071
Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", tem como característica notória seu nacionalismo ufanista, crendo em um Brasil utópico. Não obstante, a falta de garantia de acesso à cidadania no Brasil afasta o país do imaginado pelo personagem. Seja pela omissão e falta de incentivo por parte do governo, como pela ausência de divulgação constante e eficaz pela mídia, esse quadro se agrava cada vez mais. À vista disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que colaboram com esse cenário.

Em uma primeira análise, é preciso ressaltar o desserviço estatal como uma das causas da problemática. O IBGE, em uma pesquisa de 2015, apontou a existência de mais de 2,5 milhões de pessoas sem o registro de nascimento no país, mesmo assim é evidente a falta de ações e iniciativas do governo federal para incentivar e facilitar o acesso a esse processo à população, principalmente a pessoas localizadas longe do centro urbano. Em consequência, essa população é impedida de gozar de seus direitos e benefícios, sendo excluída da participação social e tendo sua existência não reconhecida. Paralelamente, o sociólogo Zygmund Bauman ao criar a expressão "instituições zumbis" aponta a existência de instituições presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel social com eficácia, o que é visto no governo brasileiro na atual conjuntura.

Outrossim, é de suma importância citar o pobre e ineficaz trabalho feito pela mídia para tentar melhorar o quadro atual. A mídia é o maior responsável por levar a informação e conscientizar o maior número de pessoas possível no país. Entretanto, vê-se hoje a omissão da mídia com respeito à divulgação da situação que está ocorrendo, à conscientização das pessoas sobre a importância de se ter o registro civil, juntamente com a explicação como todo esse processo ocorre. Segundo o jornalista George Bernard Shaw, "o progresso é impensável sem mudança". Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue no Brasil.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é necessário e imprescindível que o Estado, junto
com a Defensoria Pública, elaborem projetos e políticas públicas que visem localizar essas pessoas e que ainda simplifiquem o processo de registro. Paralelamente, cabe à mídia, a exemplo da televisão e rede sociais, divulgar e explicar por meio de chamadas publicitárias a importância da certidão de nascimento. Dessa forma, tornar-se-á possível a construção de um Brasil mais próximo do imaginado por Policarpo Quaresma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por pavanx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83073
@Odailson Oi, poderia dar uma olhada? Essa é mais ou menos a redação que fiz no Enem, não está 100% igual porque eu mudei algumas coisas na hora de passar a limpo, então talvez eu tenha escrito algumas palavras diferentes.
0
Avatar do usuário
Por pavanx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83085
@eurodrigo @Jotaveh Oi, poderiam dar uma olhada? Essa é mais ou menos a redação que fiz no Enem, não está 100% igual porque eu mudei algumas coisas na hora de passar a limpo, então talvez eu tenha escrito algumas palavras diferentes.
0
Avatar do usuário
Por pavanx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83175
@EuDavila @walace @Anna1
Olá, poderiam dar uma olhada na redação que eu fiz no Enem? Eu não sei se tá exatamente igual ao que eu botei no gabarito, mas foi mais ou menos essa redação.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
136 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
199 Exibições
por mundodesoph

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM