Em uma primeira análise, é preciso ressaltar o desserviço estatal como uma das causas da problemática. O IBGE, em uma pesquisa de 2015, apontou a existência de mais de 2,5 milhões de pessoas sem o registro de nascimento no país, mesmo assim é evidente a falta de ações e iniciativas do governo federal para incentivar e facilitar o acesso a esse processo à população, principalmente a pessoas localizadas longe do centro urbano. Em consequência, essa população é impedida de gozar de seus direitos e benefícios, sendo excluída da participação social e tendo sua existência não reconhecida. Paralelamente, o sociólogo Zygmund Bauman ao criar a expressão "instituições zumbis" aponta a existência de instituições presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel social com eficácia, o que é visto no governo brasileiro na atual conjuntura.
Outrossim, é de suma importância citar o pobre e ineficaz trabalho feito pela mídia para tentar melhorar o quadro atual. A mídia é o maior responsável por levar a informação e conscientizar o maior número de pessoas possível no país. Entretanto, vê-se hoje a omissão da mídia com respeito à divulgação da situação que está ocorrendo, à conscientização das pessoas sobre a importância de se ter o registro civil, juntamente com a explicação como todo esse processo ocorre. Segundo o jornalista George Bernard Shaw, "o progresso é impensável sem mudança". Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue no Brasil.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é necessário e imprescindível que o Estado, junto
com a Defensoria Pública, elaborem projetos e políticas públicas que visem localizar essas pessoas e que ainda simplifiquem o processo de registro. Paralelamente, cabe à mídia, a exemplo da televisão e rede sociais, divulgar e explicar por meio de chamadas publicitárias a importância da certidão de nascimento. Dessa forma, tornar-se-á possível a construção de um Brasil mais próximo do imaginado por Policarpo Quaresma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.