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Por LeoAraripe
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#82643
Durante os anos 2000, a Rede Globo de Televisão, em parceria com o órgão internacional dedicado à infância Unicef, veiculou uma propaganda acerca da importância do Registro Civil da pessoa física, a qual continha a frase "com Certidão de Nascimento sou cidadão". Apesar da relevância da documentação pessoal, como retrata a publicidade, ela não constitui realidade para todos os brasileiros, visto que milhões de indivíduos residentes no país não possuem registros oficiais de sua cidadania. Nesse sentido, é importante destacar como tal cenário compromete o acesso a serviços básicos e a participação na vida comunitária de quem carece de documentos.

Para melhor compreender a problemática, faz-se necessário observar que, a fim de ter acesso a serviços básicos, tais quais tratamentos de saúde e ensino escolar, exigem-se documentos como o Registro Geral e o Cadastro de Pessoa Física. Sendo assim, de forma análoga à música "O Carimbador Maluco", de Raul Seixas, cuja letra afirma que "tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar", o indivíduo que não possui registros cidadãos encontra-se impedido de exercer seus direitos legais essenciais, como a educação.

Ainda nessa linha de raciocínio, a importância dos dados cadastrais públicos manifesta-se também no total exercício da cidadania e nas atividades relacionadas à comunidade. Dentro desse contexto, a legislação eleitoral vigente determina que todo cidadão acima de 16 anos pode votar nos pleitos das eleições gerais e municipais. No entanto, o exercício dessa garantia está condicionado à posse do Título de Eleitor, cuja obtenção exige a apresentação da Carteira de Identidade e do Comprovante de Residência, além do Certificado de Alistamento Militar no caso dos homens. Dessa forma, na ausência de tais itens, é impossível votar, filiar-se a um partido e candidatar-se.

Diante disso, urge que o poder público, em conjunto com as mídias de massa, tais como emissoras de TV e de rádio, por meio de planos de ação ministeriais e secretariais, bem como investimentos financeiros, transmita anúncios acerca da importância de se obter os certificados civis, assim como realizou a Rede Globo, e institua mais órgãos de emissão de documentos em localidades menos populosas com o intuito de reduzir o número de brasileiros sem registros civis. Dessa maneira, mais pessoas possuirão certificados de cidadania e poderão usufruir de seus direitos essenciais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84039
parabéns pela sua redação! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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