Para melhor compreender a problemática, faz-se necessário observar que, a fim de ter acesso a serviços básicos, tais quais tratamentos de saúde e ensino escolar, exigem-se documentos como o Registro Geral e o Cadastro de Pessoa Física. Sendo assim, de forma análoga à música "O Carimbador Maluco", de Raul Seixas, cuja letra afirma que "tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar", o indivíduo que não possui registros cidadãos encontra-se impedido de exercer seus direitos legais essenciais, como a educação.
Ainda nessa linha de raciocínio, a importância dos dados cadastrais públicos manifesta-se também no total exercício da cidadania e nas atividades relacionadas à comunidade. Dentro desse contexto, a legislação eleitoral vigente determina que todo cidadão acima de 16 anos pode votar nos pleitos das eleições gerais e municipais. No entanto, o exercício dessa garantia está condicionado à posse do Título de Eleitor, cuja obtenção exige a apresentação da Carteira de Identidade e do Comprovante de Residência, além do Certificado de Alistamento Militar no caso dos homens. Dessa forma, na ausência de tais itens, é impossível votar, filiar-se a um partido e candidatar-se.
Diante disso, urge que o poder público, em conjunto com as mídias de massa, tais como emissoras de TV e de rádio, por meio de planos de ação ministeriais e secretariais, bem como investimentos financeiros, transmita anúncios acerca da importância de se obter os certificados civis, assim como realizou a Rede Globo, e institua mais órgãos de emissão de documentos em localidades menos populosas com o intuito de reduzir o número de brasileiros sem registros civis. Dessa maneira, mais pessoas possuirão certificados de cidadania e poderão usufruir de seus direitos essenciais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.