• Avatar do usuário
#82643
Durante os anos 2000, a Rede Globo de Televisão, em parceria com o órgão internacional dedicado à infância Unicef, veiculou uma propaganda acerca da importância do Registro Civil da pessoa física, a qual continha a frase "com Certidão de Nascimento sou cidadão". Apesar da relevância da documentação pessoal, como retrata a publicidade, ela não constitui realidade para todos os brasileiros, visto que milhões de indivíduos residentes no país não possuem registros oficiais de sua cidadania. Nesse sentido, é importante destacar como tal cenário compromete o acesso a serviços básicos e a participação na vida comunitária de quem carece de documentos.

Para melhor compreender a problemática, faz-se necessário observar que, a fim de ter acesso a serviços básicos, tais quais tratamentos de saúde e ensino escolar, exigem-se documentos como o Registro Geral e o Cadastro de Pessoa Física. Sendo assim, de forma análoga à música "O Carimbador Maluco", de Raul Seixas, cuja letra afirma que "tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar", o indivíduo que não possui registros cidadãos encontra-se impedido de exercer seus direitos legais essenciais, como a educação.

Ainda nessa linha de raciocínio, a importância dos dados cadastrais públicos manifesta-se também no total exercício da cidadania e nas atividades relacionadas à comunidade. Dentro desse contexto, a legislação eleitoral vigente determina que todo cidadão acima de 16 anos pode votar nos pleitos das eleições gerais e municipais. No entanto, o exercício dessa garantia está condicionado à posse do Título de Eleitor, cuja obtenção exige a apresentação da Carteira de Identidade e do Comprovante de Residência, além do Certificado de Alistamento Militar no caso dos homens. Dessa forma, na ausência de tais itens, é impossível votar, filiar-se a um partido e candidatar-se.

Diante disso, urge que o poder público, em conjunto com as mídias de massa, tais como emissoras de TV e de rádio, por meio de planos de ação ministeriais e secretariais, bem como investimentos financeiros, transmita anúncios acerca da importância de se obter os certificados civis, assim como realizou a Rede Globo, e institua mais órgãos de emissão de documentos em localidades menos populosas com o intuito de reduzir o número de brasileiros sem registros civis. Dessa maneira, mais pessoas possuirão certificados de cidadania e poderão usufruir de seus direitos essenciais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM