Diante desse contexto, é oportuno mencionar o pensador Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. No entanto, tendo em vista o pouco conhecimento estatal em relação à situação vigente,uma vez que o governo não direciona um olhar a ações que poderiam resolver a invisibilidade ao registro civil, como maior preocupação com pessoas pobres ou de extrema pobreza quebuscam o reconhecimento de documentos, não apenas a certidão de nascimento, mas também, como a carteira de trabalho, o título de eleitor e o cadastro de pessoa física.
Sob um segundo olhar, faz-se fundamental pontuar que o revés procura persis- tir direcionado a cidadãos com dificuldades financeiras, sem nenhuma forma de pagar pelos registros. Dada a pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil é o segundo país com maior desigualdade social. De acordo com dados expressivos, vês-se a necessidade de melhorar a conduta escolar dos jovens e os mais velhos, visando em atitudes que foquem no reconhecimento documentos de crianças e adolescentes, adultos e idosos. Logo, se as instituições de ensino continuarem negligentes, haverá a permanência do problema.
Em suma, atenuar a desafios associados ao baixo índice de acesso aos documentos de cidadania em virtude às pessoas de pouca renda é primordial. Sendo assim, o governo em conjunto com o ministério da educação busquem cidadãos com o estatus de extrema pobreza em periférias, áreas rurais, tribos indígenas, ente outros, com o intuito de levar o reconhecimento cidadão aos mesmos. Além disso, as escolas devem por meio do concelho tutelar, encontrar métodos de ajudar os alunos e seus pais. E assim, fazer jus ao pensamento do sociólogo Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.