• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82681
"Não são os desafios que mudam o mundo, e sim nossa relação a eles". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados a garantia de acesso à cidadania, responsável por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a ineficácia governamental e a falta de estrutura educacional como propulsores do embróglio.
Diante desse contexto, é oportuno mencionar o pensador Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. No entanto, tendo em vista o pouco conhecimento estatal em relação à situação vigente,uma vez que o governo não direciona um olhar a ações que poderiam resolver a invisibilidade ao registro civil, como maior preocupação com pessoas pobres ou de extrema pobreza quebuscam o reconhecimento de documentos, não apenas a certidão de nascimento, mas também, como a carteira de trabalho, o título de eleitor e o cadastro de pessoa física.
Sob um segundo olhar, faz-se fundamental pontuar que o revés procura persis- tir direcionado a cidadãos com dificuldades financeiras, sem nenhuma forma de pagar pelos registros. Dada a pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil é o segundo país com maior desigualdade social. De acordo com dados expressivos, vês-se a necessidade de melhorar a conduta escolar dos jovens e os mais velhos, visando em atitudes que foquem no reconhecimento documentos de crianças e adolescentes, adultos e idosos. Logo, se as instituições de ensino continuarem negligentes, haverá a permanência do problema.
Em suma, atenuar a desafios associados ao baixo índice de acesso aos documentos de cidadania em virtude às pessoas de pouca renda é primordial. Sendo assim, o governo em conjunto com o ministério da educação busquem cidadãos com o estatus de extrema pobreza em periférias, áreas rurais, tribos indígenas, ente outros, com o intuito de levar o reconhecimento cidadão aos mesmos. Além disso, as escolas devem por meio do concelho tutelar, encontrar métodos de ajudar os alunos e seus pais. E assim, fazer jus ao pensamento do sociólogo Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#83188
Oii! Dada às circunstâncias de ser um tema difícil e os textos motivadores serem bem insuficientes, acredito que tu mandou muito bem. Teve alguns desvios de argumentação e gramática, no meu ponto vista, mas estou também sujeita a erros. Outro fator, é que tu citaste que o Estado deve fazer com que a obtenção do registro civil seja de graça, o que já é, segundo um dos textos motivadores. E a sua conclusão eu achei um pouco vaga. De modo geral essa é a análise que fiz, mas torço pra que os corretores te deem um belo 1000 hahaha

Boa sorte no 2º dia, bola pra frente!!
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM