Antemão vale ressaltar a falta de apoio governamental ao auxiliar essas pessoas no ambiente escolar e trabalhista, já que nessas áreas é promovida uma exclusão social ocasionada pela intolerância que acaba violando os direiros humanos dessas pessoas. De acordo com o filosofo contratualista Jonh Locke, o Estado precisa garantir os direitos de seus cidadãos para que o mesmo cumpra o seu "contrato social" acerca dos estigmas associados a psicopatologias.
Adjunto da falha constitucional, a sociedade brasileira está infundida em pré-concepções negativas quanto as doenças mentais, pois comumente os estigmas estão relacionados a julgamentos sobre anormalidade, invalidês e incapacidade. Paralelamente há uma crescente preocupação quanto a falta de informação e autoaceitação, pois de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), houve um acrescimo de mais de 30% no numero de pessoas com depressão no Brasil, mostrando assim a precariedade da situação.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se encontrar caminhos para combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o ministério da educação, por intermédio das instituíções de ensino superior, criem reservas de vagas em vestibulares e universidades para pessoas com doenças mentais a fim de garantir-lhes o acesso ao mercado de trabalho, fazendo com que tenham uma voz social ativa e quebrem os estigmas a eles associados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.