Em primeira instância, é imprescindível entender como a falta de informação pode ser uma causa fundamental nesse assunto, tendo as drogas manipuladas com o consumo controlado, esses entorpecentes trazem para o cotidiano das pessoas um conforto, ajudando principalmente na área sanitária. Porém se as drogas estiverem em mãos erradas, como traficantes,tais produtos estarão fora do controle sendo usados para o consumo inapropriado. Como na frase se John Lennon "As drogas me deram asas pra voar, depois me tiraram o céu..." faz referência primeiramente ao sentimento de estar fora do mundo real, ou seja, fora de problemas do dia a dia e depois veio o vício.
Outrossim, é necessário entender que existir organizações contra drogas dentro de uma escola é importante, pelo fato de que as crianças estão em constante formação de pensamentos e opiniões, por esse fator, há uma porcentagem de chance de que no futuro essas crianças rejeitem as drogas. Nesse contexto, ganha relevância a citação de Pierre Bourdieu, sobretudo ao conceito de "Habitus" no qual toda ação humana é influenciada por agentes externos, isso mostra que se a criança for ensinada que usar entorpecentes é errado por um tempo, isso se tornará um valor para ela, trazendo uma repulsão às drogas.
Logo, é indispensável a atuação do MEC - órgão responsável pelos assuntos relacionados a educação no Brasil- juntamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), por meio de maiores investimentos em palestras, com o intuito de ensinar aos alunos métodos para tomar boas decisões, como dizer "não" às drogas, assim a questão das drogas não será mais um desafio mundial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 157
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.