É válido destacar, a princípio, que o descaso governamental representa um grande obstáculo para a resolução do combate à insegurança alimentar. Nesse contexto, de acordo com o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro "O Cidadão de Papel", o Brasil é marcado pela não aplicação dos mecanismos legais, como a Constituição de 1988, e pela cidadania apenas no campo teórico. Dito isso, pode-se afirmar que a insegurança alimentar vai de encontro ao cenário postulado pelo jornalista. Essa situação ocorre de tal forma que a desnutrição populacional advém de fatores políticos, uma vez que o problema não está na falta de alimentos, mas na má distribuição para a população, afetando as parcelas mais pobres. Consequentemente, pessoas são diariamente conturbadas com a incerteza de ter como se alimentar ou alimentar sua família, tendo o direito à alimentação desrespeitado.
Cabe mencionar, em segundo plano, que conforme o filósofo Pierre Bordieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não pode ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse viés, observa-se que a mídia em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca da insegurança alimentar, infelizmente, influencia no silenciamento midiático, já que -em redes sociais, programas de TV- não há debates e informações para os indivíduos. Dessa maneira, famílias que necessitam de ajuda possuem pouca visibilidade, pois no mundo virtual há uma ideia de mundo ideal, ignorando-se os problemas existentes na sociedade.
Logo, o governo deve, em parceria com o Ministério da Fazenda, criar campanhas educativas no meio físico e no virtual. Isso será feito por meio de propagandas em panfletos, televisão e redes sociais, como: Facebook e Instagram. Essa medida tem a finalidade de instruir a população acerca da importância do combate à insegurança alimentar, findando com a negligência governamental e, também, com o silenciamento midiático, já que os indivíduos saberão cobrar seus direitos, os quis são garantidos pela Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.