Avatar do usuário
Por Furkinha
Quantidade de postagens Amigos
#117508
No período da colonização do Brasil, os portugueses usavam vários métodos de dominação em relação aos povos nativos, usando até sua própria língua como uma dessas formas, proibindo a língua materna dos colonizados, no intuito de extinguir suas culturas e tradições. Atualmente, ainda é notado os impactos causados pelo século XVI, no qual se perpetua a ignorância sobre a rica variedade linguística que o país possui e os estigmas que causam a marginalização sociocultural formentados também pela mídia.
Em primeiro lugar, o preconceito linguístico é a não aceitação das variedades que podem existir na lingua falada. Esse não reconhecimento, vem de uma visão equívoca pautada no que é certo e errado segundo a gramática, tornado a lingua portuguesa cada vez mais elitista e privando pessoas de oportunidades, discussões ou direitos por não estarem de acordo com a norma padrão. Vale ressaltar que, a ignorância histórica também é um importante fator, a variedade linguística é uma peça fundamental para a cultura, sendo importante para resgates históricos e tendo lugar na literarura como os cordéis, o seu não reconhecimento é apagar uma parte da cultura brasileira.
Outrossim, é válido ressaltar que, conforme escreveu Marcos Bagno, "...é um verdadeiro acidente aos direitos humanos o modo que a fala nordestina é retratada em novelas...". A força midiática exercida acima dos estigmas linguísticos e culturais retratados através de personagens superestimados, em programas de TV, é um desserviço social, pois, agrava esse problema tão recorrente que é o preconceito da língua, trazendo não só um desconforto para quem sofre, mas também reforçando a marginalização social. Assim, pessoas com gírias, falas incorretas segundo a norma padrão e com menos poder aquisitivo são mais sucetíveis ao pré-conceito de juízo de valor.
Portando, é necessário uma correção midiática, afinal, a mídia tem o dever de fazer a reversão dos estigmas linguísticos retratados em seus programas, mostrando assim o valor cultural da variedade da língua. Ademais, cabe ao ministério da educação o papel de propor palestras e projetos de conhecimento e a história dos dialetos presentes no Brasil. Assim, a realidade do país se tornará mais distante de seu começo opressor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117516
NOTA FINAL 940!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Na introdução, você apresentou um bom panorama histórico sobre a colonização do Brasil pelos portugueses e como isso impactou na diversidade linguística do país. Entretanto, faltou uma tese clara que indicasse qual seria o seu posicionamento em relação ao tema proposto.

No desenvolvimento da sua argumentação, você abordou bem os aspectos relacionados ao preconceito linguístico no Brasil. Você destacou a importância da valorização das variedades linguísticas presentes no país e mostrou como o preconceito pode afetar negativamente as pessoas que não se enquadram nos padrões impostos pela norma culta da língua portuguesa. Além disso, você trouxe exemplos concretos para ilustrar seus argumentos.

Entretanto, é importante lembrar que a coerência textual também é avaliada pelo Enem. Por isso, é fundamental estabelecer conexões claras entre as ideias apresentadas em cada parágrafo e utilizar recursos coesivos adequados para garantir a fluidez do texto.

Por fim, na conclusão você propôs soluções interessantes para combater o preconceito linguístico no Brasil: uma correção midiática por parte dos programas de TV e projetos educacionais voltados à valorização das variedades linguísticas brasileiras. Contudo, faltaram informações mais detalhadas sobre essas intervenções sugeridas (como quem seriam os agentes responsáveis por executá-las, como seriam implementadas e quais seriam seus possíveis resultados).

Sendo assim, para melhorar a sua redação, sugiro que você:

- Reestruture a introdução da sua redação para apresentar uma tese clara sobre o tema proposto;

- Utilize recursos coesivos adequados para estabelecer conexões claras entre as ideias apresentadas em cada parágrafo;

- Desenvolva com mais detalhes as soluções propostas na conclusão.

Espero ter ajudado!

Sua redação possui 19 desvios!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
7 Respostas 
428 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
91 Exibições
por AnaSouza1512
0 Respostas 
78 Exibições
por augustox55
0 Respostas 
63 Exibições
por Valdo
0 Respostas 
91 Exibições
por Luuara23
0 Respostas 
69 Exibições
por Saranunes19
0 Respostas 
52 Exibições
por tha04is
0 Respostas 
89 Exibições
por gouh
1 Respostas 
191 Exibições
por jheca289
0 Respostas 
121 Exibições
por Tainara1109

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM