Primeiramente, uma das razões para o quadro apresentado é a negligência estatal, em 2011, a (ONU), Organização Mundial das Nações Unidas, definiu a Internet como um direito universal, porém, isso não ocorre na prática. Apesar do interesse da terceira idade para usufruir da tecnologia, crescer cada vez mais, o governo não se interessa para incluí-los no meio digital, fazendo com que a terceira idade se sinta excluída e perdida no meio da tecnologia. Desse modo é fundamental a mudança dessa realidade.
Além disso, outro motivo para as barreiras que os idosos têm ao acesso às novas tecnologias é a ignorância social, porque a falta de importância dos letrados digitalmente contribui para a exclusão de minorias. A carta magnata de 1988, garante que os cidadãos usufruam de direitos imprescindíveis para a manutenção da igualdade social. Entretanto, a inconsciência da sociedade prejudica a terceira idade, dado que, com base na construção sociocultural, eles são vistos como ultrapassados e que não consegue aprender a usar a tecnologia.
Portanto, a fim de que o cenário discutido seja solucionado, é necessário que o Estado invista em cursos que ajude a terceira idade a ter um acesso à tecnologia com mais facilidade. Essa ação deve ocorrer através de campanhas. Ademais cabe à mídia ampliar a divulgação dos cursos tecnológicos, por meio de campanhas publicitárias, fazendo com que todos vejam essa temática. Dessa maneira, assim como no conto de Pedro Bandeira, o Brasil também conseguirá resolver um difícil problema, a exclusão dos idosos no meio digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada