No início do livro “Percy Jackson eo Ladrão de Raios” de Rick Riordan, o protagonista e seus colegas de classe frequentam um museu durante uma excursão escolar. Infelizmente, tal quadro não condiz com a realidade brasileira, pois lugares assim são poucos visitados. Isso ocorre não somente ao pouco incentivo, mas também à falta de interesses em métodos nacionais. Diante disso, percebe-se a necessidade de fomentar a atenção do povo brasileiro pelos museus nacionais.
A princípio, vale ressaltar que nem sempre os alunos são devidamente incentivados a ter interesses nessa forma de cultura. Ao contrário da escola de Bree Campbell, personagem da coleção literária “Terra de Histórias”, que promove, ao decorrer dos livros, diversas viagens e programas culturais, os colégios brasileiros insistem no modelo clássico de ensino. Dessa forma, jovens não têm seus horizontes ampliados.
Além disso, é pouco comum os povos do Brasil serem patriotas. Devido ao complexo de vira-lata citado na canção “Hashirama” pelo grupo 7 Minutoz, as pessoas, ainda que creem que apenas os pobres têm valor, continuam não consumindo e não valorizando produtos que eles produzem e dão atenção apenas ao internacional. Assim, o mercado nacional é deixado de lado.
Em suma, são os próprios brasileiros que negligenciam o que eles mesmos fazem. Entretanto, para que essa situação seja revertida, é preciso que o corpo docente, responsável pela educação dos jovens, instigue-os, por meio de excursões e viagens culturais, e direcione seus interesses para esse método de entretenimento. Além disso. os consumidores de todos os tipos de forma de diversão, desvie os holofotes das grandes empresas estrangeiras e direcione-os para pequenos desenvolvedores nacionais. Dessa forma, haverá métodos para fomentar o interesse da população brasileira para museus nacionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.