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Por moranguinh0
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#113393
Na obra “sorrisos quebrados”, da autora portuguesa Sofia Silva, conta-se a história de uma mulher que sofreu violência doméstica e, por consequência, perdeu vários dentes. A obra retrata a dificuldade da personagem em encontrar um serviço de odontologia acessível e de qualidade para recuperar seus dentes. De maneira análoga, na realidade brasileira, a democratização do acesso ao serviço de odontologia é um problema regular devido à má distribuição de profissionais e à situação econômica dos brasileiros no que se refere ao setor publico e privado.
Em uma primeira análise, faz se necessário avaliar que o Brasil é o país com a maior concentração de dentistas do mundo, de acordo com o IBGE. Ao todo são 547.566 profissionais ativos, sendo que a maior parte desses serviços, cerca de 80% é privado. Nota-se, com isso, a disparidade de profissionais nesses setores.
Ademais, além de os serviços prestados pelo setor público serem defasados, os serviços ofertados pelas clínicas particulares são caros e não condizem com a renda salarial da maioria da população que não tem condições de pagar por um tratamento privado.
Diante dos fatos mencionados, para reduzir essa desigualdade, é preciso que o governo invista em políticas públicas que melhorem a infraestrutura e qualidade dos serviços odontológicos no sistema público de saúde, garantindo que todos tenham acesso a cuidados de qualidade, independentemente de sua situação econômica. Além disso, é importante estimular a formação de mais profissionais capacitados e distribuí-los de forma equitativa pelo país para reduzir as desigualdades regionais. Somente assim será possível construir um país mais justo e igualitário em relação ao acesso aos serviços odontológicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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