Em primeiro plano, é importante ressaltar que o Poder Público não toma medidas eficientes para mudar a mentalidade das pessoas. Segundo Marilena Chaui, o animal é um ser natural e o homem é um ser cultural, podendo transformar sua realidade. Nessa perspectiva, o ser humano é passível de mudança de acordo com o que vive, mas para tanto, o governo deve agir de modo a possibilitar que a população conheça diferentes realidades. Sendo assim, os governantes devem tomar medidas para mudar o cenário atual.
Ademais, vale salientar que aqueles que possuem algum transtorno mental carecem de suporte da família e da comunidade. Na obra cinematográfica "Forrest Gump", o personagem principal, Forrest, é dotado de uma doença na qual sua mentalidade é diferente dos demais, entretanto, sua mãe o guia de modo que sempre o incentiva fazendo com que tenha muito êxito em sua vida. Em contrapartida, na realidade, muitas famílias não dão apoio o suficiente para que pessoas com depressão, ansiedade, entre outros, percebam suas potencialidades e possam mostrar que são muito além de uma doença. Desse modo, é preciso que as famílias tenham preparo para agir com membros com alguma dessas doenças, os incentivando e não limitando.
Infere-se, portanto, que o Ministério da Saúde, órgão responsável por promover políticas públicas relacionadas a saúde física e mental, por meio de parcerias com Secretarias Municipais, deve realizar ações sociais com palestras e consultas para informar a população acerca de saúde mental e dar acesso à atendimentos psicológicos àqueles que necessitam, para que o corpo social viva em maior harmonia e pessoas com doenças mentais sejam tratadas com equidade. Fazendo, assim, com que a garantia constituicional seja plena.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada