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#52686
No livro “Por Lugares Incríveis”, é retratada a história de Finch, um jovem estudante que convive com a depressão. Ao logo da trama, a narrativa revela que a personagem ocasionalmente se isolava sem a interferência de pessoas próximas a ele, por considerarem a atitude normal. Esse conjunto de fatores levou ao seu suicídio, poucas páginas antes do fim do livro. Fora da ficção, é fato que ainda no século XXI, a sociedade brasileira enfrenta estigmas associados às doenças mentais, como a cobrança excessiva e a desinformação.
Em primeiro lugar, deve-se considerar que atualmente, mais do que nunca, há uma pressão para se encaixar em um padrão, reforçada pelo crescente uso das mídias sociais. A vida perfeita é impossível de ser alcançada, pois são inevitáveis os defeitos, problemas e preocupações diárias. Assim, a população sente-se frustrada e incapaz de ser feliz, desencadeando doenças psiquiátricas.
Consequentemente, os portadores dessas doenças sofrem com preconceitos que têm como fator impulsionador a falta de informação. Segundo o filósofo francês Voltaire, “preconceito é opinião sem conhecimento”. Logo, a ignorância humana e a insuficiência na divulgação de conteúdos pertinentes ao combate a essas condições, levam ao julgamento e incompreensão das pessoas, quando expostas a esses casos.
Portanto, com o propósito de reverter o quadro atual, faz-se necessária a tomada de providências. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia, selecionar profissionais qualificados para realizarem atendimentos diários nas escolas, a fim de fornecer apoio emocional a todos os estudantes. Além disso, urge que os veículos de imprensa, auxiliados pelo Ministério da Saúde, divulguem cartilhas informativas com o intuito de preparar a população. Somente assim, será possível ao corpo social viver com melhores condições de saúde mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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