AkiraHishya1 escreveu:@AkiraHishya1, AkiraHishya1 escreveu:Muito obrigada! Tenho dúvida com o seguinte. Na penúltima frase do parágrafo eu desenvolvo meus argumentos né? É nessa frase que conta a C3, né? Eu devo sempre explicar sobre e por a consequência?
Sempre me perco nessa linha kkkk por isso as dúvidas. Inclusive sempre tiro 160 na argumentação
Outra coisa que eu tenho dificuldade é organizar direitinho esses pensamentos e ter um raciocínio lógico com a minha argumentação, o que prejudica também meu projeto de texto, você teria alguma dica p isso?
Olá!
A argumentação é um dos focos da Competência 3. Considerando a estrutura do modelo, ela é exposta após o repertório sociocultural.
É, sim, bom que você sempre explique o porquê da sua tese ser, de fato, um fator que motiva a persistência do problema. Sobre as consequências, embora sejam comuns, elas não são sempre exigidas. Existem outros tipos de detalhamento da argumentação, tal como a exemplificação – que dá exemplos de como o argumento ocorre na prática – e a comprovação – que comprova, por meio de fatos, como o argumento ocorre na prática.
Em relação à organização, eu normalmente uso esse esquema:
-Tópico frasal: que consiste na retomada da tese, mostrando que ela será trabalhada no parágrafo
-Repertório: que consiste em alguma área do conhecimento que vise embasar um dos passos posteriores: a argumentação
-Argumento: que consiste em mostrar o porquê da tese ser, de fato, uma causa do problema
-Consequência/Comprovação/Exemplificação: Esses detalhamentos argumentativos já foram explicados anteriormente nesse post. Escolha, apenas, o que você achar mais coerente na hora de formular a argumentação.
-Fechamento crítico: que consiste em um resumo crítico do que foi, anteriormente, trabalhado no parágrafo.
Exemplo de Desenvolvimento 2:
Além disso, é válido destacar a discrepância monetária como outra fomentadora do empecilho.
(tópico frasal) O dramaturgo Ariano Suassuna, a esse respeito, defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasiliana em duas vertentes: uma privilegiada e outra indigente.
(repertório) Nesse sentido, durante o tempo em que existem indivíduos com boas condições financeiras para frequentar hospitais renomados, nos quais sua saúde é cuidada adequadamente, há pessoas necessitadas que, destituídas de recursos pecuniários, são obrigadas a frequentar clínicas que dispõem de, muitas vezes, insalubridade e de filas demoradas, o que, por conseguinte, atua como um fator danoso à sua saúde.
(argumentação por consequência) É indubitável, pois, que a persistência da disparidade secular elencada por Suassuna é capaz de afligir vários brasileiros.
(fechamento crítico)
Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!