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Por Jvitor09
#82549
Falar sobre a invisibilidade e registro civil: garantia à cidadania no Brasil, com certeza é abordar um dos maiores desafios contemporâneos, seja social ou político. Nesse contexto, compreende-se dois pontos: a exclusão social de certos grupos e a falta de informação.

Em primeiro lugar, a exclusão social de certos grupos. Isso acontece porque pessoas muito pobres e moradores de rua são sempre tidos nas margens da sociedade. Além disso, são indivíduos com muitas dificuldades e quase nenhum privilégio sequer. Portanto, mesmo que registros civis e outras documentações sejam muito importantes e totalmente gratuitos, esses grupos tem outras prioridades como ter algo para comer naquele dia, por exemplo.

Em segundo lugar, a falta de informação. Como dito no primeiro parágrafo, há certos grupos que vivem nas margens da sociedade. Sendo assim, muitos deles não tem o conhecimento necessário para saber o quão importante é o registro civil. Contribuindo, assim, para a invisibilidade social dos mesmos.

Posto isso, é necessário que o Governo, em parceria com o Instituto de Direitos Humanos, desenvolva projetos em harmonia com escolas e comunidades a nível nacional. Para tanto, feiras culturais sejam realizadas envolvendo famílias e sociedades para a combater a invisibilidade civil. Além disso, campanhas em meios sociais com a ajuda de agentes políticos servirão para a conscientização de um país preparado para os desafios contemporâneos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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