Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas que combatam a falta de compromisso do governo em garantir o direito à cidadania. Nesse sentido, vemos que o governo não tem assegurado o direito a documentos básicos, mas essenciais, que diferencia um cidadão brasileiro e uma pessoa considerada inesistente. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas, nascidas ou naturalizadas no Brasil, desfrutem de um direito indispensável, como é a cidadania, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o desinteresse dos pais registrarem seus filhos como um impulsionador da falta de acesso à cidadania. Segundo o IBGE(Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10 por cento da população brasileira é considerada invisível. Diante de tal exposto, observa-se a falta de interesse dos pais em garantir a formação de novos cidadãos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de Ongs, implemente meios que facilitem e motivem a obtenção do registro civil - facilitando a formação de novos cidadãos - a fim de sanar a falta de compromisso do governo em formar novos cidadãos e o desinteresse dos pais em registrarem seus filhos. Assim, se consolidará uma sociedade com mais cidadãos, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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