Avatar do usuário
Por Kaua2748
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83172
A Constituição Federal de 1988, prevê, em seu artigo 6°, o direito à cidadania, como inerente a todos os brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa as pessoas que são consideradas como invisíveis por não terem o acesso à cidadania, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro: o descompromisso do governo em garantir a cidadania brasileira e a falta de interesse dos pais em registrarem seus filhos.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas que combatam a falta de compromisso do governo em garantir o direito à cidadania. Nesse sentido, vemos que o governo não tem assegurado o direito a documentos básicos, mas essenciais, que diferencia um cidadão brasileiro e uma pessoa considerada inesistente. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas, nascidas ou naturalizadas no Brasil, desfrutem de um direito indispensável, como é a cidadania, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o desinteresse dos pais registrarem seus filhos como um impulsionador da falta de acesso à cidadania. Segundo o IBGE(Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10 por cento da população brasileira é considerada invisível. Diante de tal exposto, observa-se a falta de interesse dos pais em garantir a formação de novos cidadãos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de Ongs, implemente meios que facilitem e motivem a obtenção do registro civil - facilitando a formação de novos cidadãos - a fim de sanar a falta de compromisso do governo em formar novos cidadãos e o desinteresse dos pais em registrarem seus filhos. Assim, se consolidará uma sociedade com mais cidadãos, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
216 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
136 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
199 Exibições
por mundodesoph

Muito se discute a importância de transforma[…]

A Constituição Federal de 1988, norm[…]

O período da ditadura militar no Brasil se […]

No mundo do trabalho, diante de suas complexidades[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM