• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82918
Os Brasileiros tem muita dificuldade de conseguir registrar os documentos pessoal, pois ficam esperando em uma fila até se atendido, por isso os cidadãos diz que é muito importante registrar a certidão de nascimento, para que os pais retirarem os outros documentos civis.O documentos são uma forma de garantir o acesso á cidadania no país.
Consequentemente, existe várias pessoas que considera-se invisíveis pois nunca foram registrados nem quando nasceram ou por que os pais abandonaram em um lar sem registro, é outras cidadãos são o que esperavam na fila anos para se atendido, mais não conseguer. As preocupações aumentam, pois agora não pode fazer a documentação por questão financeira. Isso foi antes de declarar uma lei de 1997 que tornou o registro de certidão de nascimento gratuito no Brasil.
Além disso, algumas populações conseguem pagar por que tem condições financeiras, mais as pessoas que são carentes e negros que não tem nenhum centavo furado, mais as sociedade fizeram várias publicações e anúncio em relação ao direito do público ter os documentos pessoal gratuito. Depois que o governo declarou a lei que tornou os documentos gratuito, o povo ficou feliz pois poderia retirar os documentos civis, por exemplo Carteira de trabalho, carteira de identidade, título de eleitor e o cadastro de pessoa física (CPF).
No enquanto, os dados de 2015 mostra que o nosso país está com mais bilhões de pessoas sem registro e sem invisibilidade, mas logo após a lei do documento gratuito, os dados ficaram menor mais a questão da fila e tempo de espera, a solução séria entrega uma senha para cada um e contratar mais pessoas para ajudar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#82994
@Kathiusca Oi? Não precisa se preocupar, fique tranquilo que você tem capacidade de melhorá, todo mundo tem seu tempo de florescer. 🥀

Os Brasileiros tem muita dificuldade de conseguir registrar os documentos pessoal, pois ficam esperando em uma fila até se atendido, por isso os cidadãos diz que é muito importante registrar a certidão de nascimento, para que os pais retirarem os outros documentos civis.O documentos são uma forma de garantir o acesso á cidadania no país.

Primeiramente, sua introdução está razoável em comparação às exigências da redação Enem, já que ele pede uma norma culta da língua portuguesa, porém, quero aconselhar-te, que veja filmes, séries, leia livros, noticiários e frases de filósofos renomados, você escolhe, por exemplo, algum filme que fale sobre a desigualdade social, isso é bom, pois você pode está usando ele como repertório para sua redação.

Recentemente, eu assistir a série "Gotham" uma cidade cheia de crimes e corrupção, essa série é muito boa, pois se algum dia cair na redação, "violência e corrupção, eu posso usá-la.

#dica: procure no YouTube, como fazer uma introdução Enem.

Consequentemente, existe várias pessoas que considera-se invisíveis pois nunca foram registrados nem quando nasceram ou ("por que separado, usa-se para fazer perguntas" acho que você deveria ter usado o "porque junto, já você estava explicando a consequência segundo seu ponto de vista ou também, você podia ter usado o "pois") os pais abandonaram em um lar sem registro, é outras cidadãos são o que esperavam na fila anos para se atendido, mais não conseguer. As preocupações aumentam, pois agora não pode fazer a documentação por questão financeira. Isso foi antes de declarar uma lei de 1997 que tornou o registro de certidão de nascimento gratuito no Brasil.

No desenvolvimento 1, observei alguns erros gramaticais. Irei destacar de vermelho acima.

#dica: como disse antes, vá ao YouTube ou na internet e pesquise como é a estrutura da redação Enem.

"Ademais" esse conectivo seria mais relevante, recomendo que você pesquise e estude os tipos de conectivos usado da redação Enem. algumas populações conseguem pagar por que tem condições financeiras, mais as pessoas que são carentes e negros que não tem nenhum centavo furado, mais as sociedade fizeram várias publicações e anúncio em relação ao direito do público ter os documentos pessoal gratuito. Depois que o governo declarou a lei que tornou os documentos gratuito, o povo ficou feliz pois poderia retirar os documentos civis, por exemplo Carteira de trabalho, carteira de identidade, título de eleitor e o cadastro de pessoa física (CPF).

Aqui, senti uma falta mais de desenvolvimento argumentativo, ou seja, na parte do desenvolvimento da redação, é onde você irá defender seu ponto de vista, trazendo consigo, dados para reforçar seu argumento, por isso, a importância ter um repertório rico, como filmes, séries, notícias, dentro outros, porém, você deve usar cada repertório segundo o tema e que tenha ver, okay?

No enquanto, os dados de 2015 mostra que o nosso país está com mais bilhões de pessoas sem registro e sem invisibilidade, mas logo após a lei do documento gratuito, os dados ficaram menor mais a questão da fila e tempo de espera, a solução séria entrega uma senha para cada um e contratar mais pessoas para ajudar.

Acho que na conclusão, você poderia ter iniciado assim: "Conclui-se, portanto, a necessidade de combater esse impasse (...)"

Resumindo, sua redação falta mais um pouco de estruturação e coerência, conectar bem as palavras e os conectores de forma correta, não estou dizendo que está ruim, porém, as exigências do Enem são bem específicas, assim como você, eu também tenho que melhorá muito, 😁 enfim, te dou os parabéns, porque você teve garras só em estar diante da prova, só não desanime, okay? Pesquise na internet ou no YouTube, a estrutura da redação Enem, certamente você irá melhorá muito.

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM