Consequentemente, existe várias pessoas que considera-se invisíveis pois nunca foram registrados nem quando nasceram ou por que os pais abandonaram em um lar sem registro, é outras cidadãos são o que esperavam na fila anos para se atendido, mais não conseguer. As preocupações aumentam, pois agora não pode fazer a documentação por questão financeira. Isso foi antes de declarar uma lei de 1997 que tornou o registro de certidão de nascimento gratuito no Brasil.
Além disso, algumas populações conseguem pagar por que tem condições financeiras, mais as pessoas que são carentes e negros que não tem nenhum centavo furado, mais as sociedade fizeram várias publicações e anúncio em relação ao direito do público ter os documentos pessoal gratuito. Depois que o governo declarou a lei que tornou os documentos gratuito, o povo ficou feliz pois poderia retirar os documentos civis, por exemplo Carteira de trabalho, carteira de identidade, título de eleitor e o cadastro de pessoa física (CPF).
No enquanto, os dados de 2015 mostra que o nosso país está com mais bilhões de pessoas sem registro e sem invisibilidade, mas logo após a lei do documento gratuito, os dados ficaram menor mais a questão da fila e tempo de espera, a solução séria entrega uma senha para cada um e contratar mais pessoas para ajudar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.