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Primeiramente, para que o indivíduo seja visível para a sociedade ele precisa obter um documento que prove isso, esse documento é a certidão de nascimento. Tendo esse documento em mãos o cidadão passa a ter oportunidades na sociedade, como, por exemplo, obter o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Dessa forma o indivíduo é oficialmente visível para a sociedade. No entanto, se o cidadão não obter esse registro civil, ele é considerado inexistente à sociedade.
Segundo o IBGE milhares de pessoas no Brasil não possuem o registro civil. Muitas vezes isso acontece, pois, à pessoa não possui uma renda estável, pessoas que não tem acesso na cidade e pessoas que não são alfabetizadas. Isso passa a se tornar um grande problema para esses cidadãos, pois quem não possuem esse registro civil, não consegue ter acesso à vacinação e também o indivíduo não consegue obter documentos civis.
Há uma lei em que torna o registro civil gratuito, porém mesmo com essa oportunidade, essa problemática persiste na sociedade. No livro O Cidadão de papel, pelo autor Gilberto Dimenstein, aborda sobre um cidadão com direitos adquiridos, mas não usufruídos e isso acontece na grande maioria, por falta de informação. Ele conhece tampouco ou quase nada sobre os direitos que possui, não manifestando suas opiniões, não fazendo reivindicações e muito menos lutando pela garantia destes direitos e isso mostra uma realidade vivida no Brasil.
Portanto, o governo precisa se conscientizar sobre essa problemática vivida no Brasil e para que isso aconteça, a população precisa ter acesso à essas informações e saber dos direitos que possui tendo o registro civil. Através de jornais, TV e redes sociais, as pessoas vão ter acesso aberto à essas informações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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