#82556
Em um episódio da série "Chicago med" um paciente que está em coma acaba indo à óbito, pois seus aparelhos são desligados por decisão médica já que ele não possuía nenhum registro civil de identificação e assim não foi possível entrar em contato com seus parentes. Fora da ficção, casos como estes são vistos no Brasil diariamente, uma vez que um cidadão sem uma certidão de nascimento fica invisível na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, é preciso analisar formas de minimizar o descaso governamental com moradores de rua que acabam perdendo a garantia a direitos básicos.

Diante desse cenário, mesmo que o registro de nascimento seja gratuito no país desde de 1997, a estimativa no número de pessoas sem o documento ainda é extremamente alarmante. Esses números se dão pelo fato que grande parte da população — como os moradores de rua — não sabem que esse documento é gratuito. Segundo o Ex-presidente Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, ou seja, nessa perspectiva é notório o descaso do governo em ensinar para essas pessoas seus direitos básicos, aumentando o número de pessoas invisibilizadas pela cidadania brasileira.

Ademais, de acordo com a Constituição Federal de 1888, é direito de todos os cidadãos ter acesso à saúde, educação e segurança. Entretanto, no Brasil atual, sem um registro é difícil garantir esses direitos uma vez que sem a certidão fica impossível retirar outros documentos e assim essas pessoas ficam sem poder ter atendimento médico e acesso à educação o que atrapalha diretamente a sua vida financeira já que sem estudo, não é possível consegui um emprego, aumentando a taxa de desempregados no país.


Portanto, o Governo Federal, por meio de campanhas nas ruas, deve promover a necessidade e os benefícios de ter o registro de nascimento e reforçar que a retirada desse documento é grátis de modo a diminuir a estimativa no número de pessoas invisibilizadas. Outrossim, o Estado deve investir em pontos nas principais avenidas do país, para fazer a certidão de nascimento. Essa ação poderá ser realizada através de verbas estaduais e desse modo os direitos assegurados na constituição federal serão garantidos à uma grande parte da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No livro o ceifador, o odiado vilão, Goddar[…]

A constituição federal de 1988, prev[…]

Invisibilidade e registro civil

A despeito de todo progresso científico e h[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM