Diante desse cenário, mesmo que o registro de nascimento seja gratuito no país desde de 1997, a estimativa no número de pessoas sem o documento ainda é extremamente alarmante. Esses números se dão pelo fato que grande parte da população — como os moradores de rua — não sabem que esse documento é gratuito. Segundo o Ex-presidente Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, ou seja, nessa perspectiva é notório o descaso do governo em ensinar para essas pessoas seus direitos básicos, aumentando o número de pessoas invisibilizadas pela cidadania brasileira.
Ademais, de acordo com a Constituição Federal de 1888, é direito de todos os cidadãos ter acesso à saúde, educação e segurança. Entretanto, no Brasil atual, sem um registro é difícil garantir esses direitos uma vez que sem a certidão fica impossível retirar outros documentos e assim essas pessoas ficam sem poder ter atendimento médico e acesso à educação o que atrapalha diretamente a sua vida financeira já que sem estudo, não é possível consegui um emprego, aumentando a taxa de desempregados no país.
Portanto, o Governo Federal, por meio de campanhas nas ruas, deve promover a necessidade e os benefícios de ter o registro de nascimento e reforçar que a retirada desse documento é grátis de modo a diminuir a estimativa no número de pessoas invisibilizadas. Outrossim, o Estado deve investir em pontos nas principais avenidas do país, para fazer a certidão de nascimento. Essa ação poderá ser realizada através de verbas estaduais e desse modo os direitos assegurados na constituição federal serão garantidos à uma grande parte da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.