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#82833
No princípio da inércia, proposto por Isaac Newton, corpos em repouso ou em movimento tendem a permanecer em seu estado natural até que uma força seja aplicada sobre eles – excitando-os à mudança. Análogo ao postulado, entende-se, que no cenário brasileiro, a deslegitimação do acesso à cidadania, motivado pela invisibilidade civil e social e a falta de registro documental, segue sem nenhuma intromissão capaz de dissolver tal problemática. Nesse raciocínio, emerge a análise dos fatores contribuintes tais como o abandono familiar e a falta de direcionamentos educacionais.
Precipuamente, é válido abordar sobre os impactos do abandono familiar sobre o acesso à cidadania. Na série 3%, da plataforma Netflix, a personagem Joana, que foi abandonada pelos pais enquanto recém nascida, cresce sem registro civil e a mercê da sonegação do seu papel e dos seus direitos de cidadã. Demostrando que o abandono, motivado por fatores sociodemográficos, contribuem com a inacessibilidade dos direitos básicos à vida, dentre eles o da cidadania, aflorando o silenciamento e a segregação dos abandonados. Dessa forma medidas intervencionistas devem ser elaboradas para a volatilização do problema.
Em paralelo, outro ponto que deve ser mencionado é o elo entre as falhas na garantia do direito à cidadania com a escassez do direcionamentos educacionais. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”, a falta de instrução educacional absorve do indivíduo a capacidade de entender, que para seu pleno desenvolvimento social e civil, a legitimação dos seus direitos é de suma relevância. Ora se não há essa conscientização educacional sobre a importância da pauta, compreende-se o porquê este panorama permanece estático e inerte.
Urge, portanto, mudanças abruptas porém solidas para reverter esse quadro. Cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as Secretárias de Assistência Sociais, dimensionar, periodicamente, o número de pessoas que permanecem sem nenhum registro documental, além de reafirmar para esses indivíduo e todos de sua esfera sobre a importância da confecção dos primeiros documentos, por meio da elaboração de um censo e pesquisas periódicas, afim de tecer quais principais fatores excludentes que inviabilizam o acesso à cidadania e reinserir, civilmente, este indivíduo às sociedade. Somente assim, a realidade vivida tomara trajetória diferente da hodierna abrindo um leque de visibilidade e igualdade para todos os cidadãos.
Vanderson da Silva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#83273
Redação sensacional, teu repertório é super inteligente, a argumentação foi ótima, conclusão bem completa, tudo em ordem! Notei apenas alguns pequenos desvios que descontaram um pouquinho de nota, isso porque estou sendo bem crítica, já que essa redação passará por corretores exigentes, e gostaria de pontuar já te dando uma ideia do que está por vir.

Espero que você tenha se saído muito bem, e boa sorte no segundo dia. Bora garantir o 1000! Parabéns pela dissertação, você conseguiu fazer milagres com um tema tão difícil e textos motivadores totalmente rasos.

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

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Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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