Precipuamente, é válido abordar sobre os impactos do abandono familiar sobre o acesso à cidadania. Na série 3%, da plataforma Netflix, a personagem Joana, que foi abandonada pelos pais enquanto recém nascida, cresce sem registro civil e a mercê da sonegação do seu papel e dos seus direitos de cidadã. Demostrando que o abandono, motivado por fatores sociodemográficos, contribuem com a inacessibilidade dos direitos básicos à vida, dentre eles o da cidadania, aflorando o silenciamento e a segregação dos abandonados. Dessa forma medidas intervencionistas devem ser elaboradas para a volatilização do problema.
Em paralelo, outro ponto que deve ser mencionado é o elo entre as falhas na garantia do direito à cidadania com a escassez do direcionamentos educacionais. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”, a falta de instrução educacional absorve do indivíduo a capacidade de entender, que para seu pleno desenvolvimento social e civil, a legitimação dos seus direitos é de suma relevância. Ora se não há essa conscientização educacional sobre a importância da pauta, compreende-se o porquê este panorama permanece estático e inerte.
Urge, portanto, mudanças abruptas porém solidas para reverter esse quadro. Cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as Secretárias de Assistência Sociais, dimensionar, periodicamente, o número de pessoas que permanecem sem nenhum registro documental, além de reafirmar para esses indivíduo e todos de sua esfera sobre a importância da confecção dos primeiros documentos, por meio da elaboração de um censo e pesquisas periódicas, afim de tecer quais principais fatores excludentes que inviabilizam o acesso à cidadania e reinserir, civilmente, este indivíduo às sociedade. Somente assim, a realidade vivida tomara trajetória diferente da hodierna abrindo um leque de visibilidade e igualdade para todos os cidadãos.
Vanderson da Silva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.