Primeiramente, é válido apontar que o desenvolvimento desse processo em busca da satisfação pessoal interior deverá ser de plena vontade e desejo extremo do ser, pois, essa futura mudança irá atingir de modo intenso o psíquico. No filme Jack e a Mecânica do Coração do ano de dois mil e treze, retrata o nascimento do protagonista em um dia frio que faz o seu coração congelar. Para salvá-lo, a doutora de seu parto, Madeleine, substitui o principal órgão vascular por um relógio, sob esse fato cinematográfico, o garoto deverá ter pleno autodomínio para obedecer três regras: não tocar os ponteiros do coração-relógio, controlar a raiva e não se apaixonar. Esse é um exemplo de conjuntura que se insere excessivos fenômenos emocionais que devem ser controlados e/ou evitados perante a categoria da circunstância que está sendo vivida.
Em síntese, é conveniente citar simplificadamente os principais pilares da inteligência emocional, sendo eles: conhecimento do psicológico, controle de emoções, automotivação, empatia e o fator que mais é almejado por aquele que se encontra no processo de amabilidade que é o saber de se relacionar interpessoalmente. O desejo por essas bases de prazer individual reduz de modo satisfatório muitos obstáculos, exemplificativamente, introversão e distúrbios psiquiátricos, devido à falta de autoconhecimento no cotidiano.
Para combater com que cidadãos passem por alguma situação na qual se encontram abismados pela falta de domínio de habilidades socioemocionais, é cabível que o Governo Federal, Estadual e/ou Municipal, elaborem programas sociais de apoio em escolas, instituições de ensino superior e empresas nos quais o essencial objetivo seja transmitir por profissionais da Psicologia aos estudantes e colaboradores empresariais, palestras e dinâmicas em grupo, relacionadas à importância da capacidade e identificação de conhecer a si e ao próximo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada