Por corricagabi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50072
Na série televisiva Grey's Anatomy, a personagem Jo decide, depois de sofrer diversas agressões psicológicas e físicas do marido, por anos, fugir para outra cidade. Durante a trama, ela apresenta diversas sequelas e traumas do passado, vivendo com medo de ser encontrada. Fora das telas mas nem tão longe da ficção, diversas mulheres no Brasil são vítimas de realidades violentas como essa, sendo, muitas vezes, fatal e consequência de questões socio-culturais que precisam ser discutidas urgentemente.
De início, é válido abordar as causas da persistência desse panorama na sociedade. Tal problemática se baseia na solidificação do machismo ao longo do tempo, se enquadrando como um exemplo do que Max Weber chamou de "Dominação Tradicional" -crenças culturais passadas de geração em geração. E pelo machismo se basear nisso, o poder de soberania do homem é aceito por todos, legitimando, portanto, violências contra as consideradas inferiores e submissas.
Por conseguinte, com a reprodução dessa mentalidade, surgem os relacionamentos abusivos. Tal condição, sustentada pela posse e ciúmes, afeta a independência da vítima, bem como sua autoestima e saúdes física e mental. Isso se dá pois esse tipo de relação é palco constante de violências -físicas, morais, psicológicas, sexuais e/ou patrimoniais-, as quais podem, até mesmo, levar a vítima à morte.
Dado o exposto, fica clara a urgência de se lutar contra esse quadro na sociedade brasileira. Para isso, escolas devem, junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promover palestras sobre machismo, relacionamentos abusivos e feminicídio, de modo a alertar a população jovem, evitando que outros infelizes casos aconteçam. Ademais, os municípios devem ampliar campanhas que divulguem o "Ligue 180" durante todo o ano. Só assim o Brasil poderá ser um país que, efetivamente, ajuda essas vítimas, retirando delas o medo e a necessidade de fugir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
107 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
87 Exibições
por DIDIas
0 Respostas 
71 Exibições
por rafaelbalb
1 Respostas 
89 Exibições
por baja
1 Respostas 
94 Exibições
por baja
0 Respostas 
61 Exibições
por PereiraZn
0 Respostas 
50 Exibições
por Nicacior4f
0 Respostas 
40 Exibições
por Roxi
0 Respostas 
48 Exibições
por Roxi
1 Respostas 
136 Exibições
por Italopeixoto

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM