• Avatar do usuário
#53791
Em 2020 o mundo se abalou com a morte de ,George Floyd, um jovem negro que foi asfixiado. O que desencadeou uma série de protestos no mundo, e causou a derrubada de algumas estátuas de figuras que contribuíram com o racismo no passado. Porém derrubar estátuas é uma forma de vandalismo e não de reparação social, visto que esse monumentos históricos ajudam a preservar a história.

Em primeira análise, as estátuas são monumentos históricos. Mesmo que a figura representada tenha sido um líder autoritário ou um traficante de escravos, como o caso de, Edward Colston, que foi uma das estátuas derrubadas nos protestos de 2020. É evidente que tal ato continua sendo considerando vandalismo.

Em segundo lugar, esses símbolos da história humana são de suma importância, para o mundo se lembrar dos fatos e preservar a história. Como por exemplo a estátua de ''Tiradentes, herói da inconfidência mineira'' sendo o líder do movimento que deu independência ao estado de Minas Gerais, após anos de domínio português.

Sendo assim, é evidente que as estátuas são uma parte importante da história, derruba-las é uma forma de vandalismo e não causa reparação social alguma. Mesmo que lembre escravocatas ou líderes autoritários, essa é uma forma de se lembrar do passado e não deixar a história de repetir. Ademais, existem milhares de estátuas de grandes líderes no mundo que foram extremamente bons para o mundo.


@jherodrigues se puder corrigir, muito obrigado.
Estou estudando para uma redação da banca vunesp, se tiver mais algumas dicas para me dar, obrigado de novo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#53794
Em 2020, o mundo se abalou com a morte de, George Floyd, um jovem negro que foi asfixiado, o que desencadeou uma série de protestos no mundo, e causou a derrubada de algumas estátuas de figuras que contribuíram com o racismo no passado. Porém, derrubar estátuas é uma forma de vandalismo e não de reparação social, visto que esses monumentos históricos ajudam a preservar a história. [faltou apresentar seus argumentos, o que você iria defender]
* Atenção nas vírgulas, não se isola o sujeito e evite usar "vírgula + e"
* Sugiro fazer um projeto de texto antes de escrever: analisar o tema (qual o problema?), separar argumentos (sua tese), contextualização (como vai apresentar o assunto do tema na introdução?), repertórios (quais dados ou citação vai usar para comprovar seus argumentos?), solução (o que o Estado pode fazer para resolver esse impasse?)
- Sobre esse tema: qual era o problema? o vandalismo em cima dos monumentos históricos; quais os possíveis argumentos? poderia trazer o crime sobre patrimônio público, ponderação de que um crime não justifica o outro, apresentar outros meios de manifestação, citar o desprezo da população e a reafirmação que os movimentos sociais são radicalistas, enfim, tem várias abordagens sobre o tema...


Em primeira análise, as estátuas são monumentos históricos. [faltou conectivo] Mesmo que a figura representada tenha sido um líder autoritário ou um traficante de escravos, como o caso de, Edward Colston, que foi uma das estátuas derrubadas nos protestos de 2020. [faltou conectivo] É evidente que tal ato continua sendo considerando vandalismo.
* Tem que melhorar a argumentação, aprofundar mais. Aqui você poderia ter trago o crime sobre patrimônio público/histórico e argumentar que um acontecimento não dá margem para a realização de outros crimes e que isso até atrapalha o movimento "vidas negras importam"
* Faltou arrematar o raciocínio no final do parágrafo


Em segundo lugar, esses símbolos da história humana são de suma importância, para o mundo se lembrar dos fatos e preservar a história. Como por exemplo a estátua de ''Tiradentes, herói da inconfidência mineira'' sendo o líder do movimento que deu independência ao estado de Minas Gerais, após anos de domínio português.
* Só apresentou o repertório. Faltou argumentar sobre isso, aqui você poderia citar a importância de ter essa lembrança do passado para que não se repita no presente e futuro, assim como é lembrado os campos de concentração nazistas, se tornaram um museu para isso.
* Você está negligenciando os conectivos, sua redação precisa deles para ligar parágrafos e frases também. Sugiro ter uma tabela de conectivos em mãos
* Procure escrever seguindo essa ordem: Conectivo + apresentar o argumento (o que você vai defender?) + Conectivo + repertório (dados ou citação que comprove o seu argumento) + Conectivo + argumentação (seu ponto de vista impessoal) + Conectivo + arrematação (conclusão da tese, um final para o parágrafo)


Sendo assim, é evidente que as estátuas são uma parte importante da história, derrubá-las é uma forma de vandalismo e não causa reparação social alguma. [faltou conectivo] Mesmo que lembre escravocratas ou líderes autoritários, essa é uma forma de se lembrar do passado e não deixar a história se repetir. Ademais, existem milhares de estátuas de grandes líderes no mundo que foram extremamente bons para o mundo.
* A conclusão é um arremate sobre o tema e a proposta de uma solução plausível
* Aqui você demonstrou seu ponto de vista, mas não trouxe uma solução para o problema. Deveria ter trago conscientização, construção do museu da ditadura e da escravidão...


Espero ter ajudado! :D

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM