A comunidade negra mesmo escravizada e com repreensão de seus costumes, ainda mantinha algumas de suas práticas culturais e tradições. No dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, é instituído como Dia da Consciência Negra. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de escravos do país, nessa data relembra-se a luta dos negros no Brasil, para promover o combate ao racismo.
O Brasil é um dos países com maior influência africana. Ela é fundamento e riqueza deste nosso país altamente miscigenado culturalmente. Sua presença é tão forte e importante que cada dia mais se faz necessário conhece-la e difundi-la, proporcionando o respeito e a integridade. A cultura afro-brasileira é encontrada em todos os lugares, seja em viagens turísticas, nas pinturas, em poemas, músicas, entre outros.
A escravidão era apresentada como algo que maculava moralmente a sociedade. Joaquim Nabuco em uma de suas obras intitulada “O Abolicionismo”, destacava que a necessidade de mudança social no país estava fundada no processo de formação de uma consciência nacional preocupada em introduzir na legislação elementos que preservassem a dignidade humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.