O filme mostra dois homens catadores de lixo, que encontraram uma peça de chumbo grande e pesada, eles levaram ao ferro velho de um casal, que faz trocas e vendas de objetos valiosos. Ele fizeram a venda do objeto e um deles, ficou com uma pedra brilhantes, descoberta dentro da peça de chumbo, alguns dias depois o homem catador de lixo ficou encantado pela pedra e assim começou a observa-lá, dias se passaram, e o mesmo já não estava se sentindo bem, com pele avermelhada e tosse. O catador de lixo dividiu a pedra brilhante com seu amigo de trabalho, esse amigo depois de um tempo estava com sintomas diferentes do seu parceiro que deu a pedra a ele, o dono do ferro velho encontrou pedrinhas, iguais a que o catador achou no chumbo vendido por ele, o casal impressionado com o brilho das pedrinhas decidiu dividir com amigos, e eles compartilharam com outros amigos, depois que todos aqueles que tiveram contato com a pedra estavam doentes, e a vigilância sanitária foi chamada para analisar o objeto que infectou muitos dos que compartilharam, e a descoberta foi chocante para aqueles infectados, pois, era contida de radiação ionizante nóciva, todos saíram da sua casa e cidade em busca de tratamento e uma nova moradia. O filme relata sobre uma radiação nóciva, que se tornou um objeto de brinquedo nas mãos daqueles que desconhecem o perigo de uma pedrinha brilhante, que era encantador, eles não tinham conhecimento sobre o que estavam compartilhando, e isso fez com que eles não percebecem o malefício que isso estava causando a eles, e criou um problema maior, sendo retirados de sua casa e cidade, além de perderem tudo que estava infectado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.