Precipuamente, é inegável que o escasso interesse governamental em estabelecer normativas que promovam a identidade nacionalista brasileira, fornece a necessidade de caminhos a instituir essa construção. Tal convergência quanto à participação do Estado é explicada por Kant, quando exclama que o ser humano é fruto da educação que lhe é dada, em que analogamente destoa do que deveria ser exercido dentre a esfera constitucional vigente a construção identitária do povo brasileiro.
Ademais, visto que, a carência legislativa quanto a tal problemática não fornece a estrutura necessária para o sentimento de vínculo nacional, a cultura popular, como meio histórico e de reconhecimento, acaba sendo o principal instrumento no reconhecimento social do cidadão, transcendendo barreiras e amplificando vozes, permitindo que todos brasileiros possam serem pertencidos a nação vigente, conforme é explicitado por Bob Marley, afirmando sobre a população que detém desconhecimento de sua cultura, formam-se indivíduos sem personalidade.
Portanto, a fim de promover ações, o MEC (Ministério da Educação), principal órgão responsável pelo assunto, deve conceder propostas de maior direcionamento de verba a área da educação, para que haja possibilidade de haver maior infraestrutura, novas metodologias de ensino ou alternância entre as já existentes, de modo a promover maior interesse aos estudantes sobre seu contexto histórico, em que posteriormente venham a compreender e se sentir pertencidos ao país, desempenhando o papel criado por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.