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#58157
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar em questão no Brasil, apresenta barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, os fatores que contribuem para essa querela são oriundos da negligência governamental, e também pela má influência midiática.
É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. De acordo com o filósofo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento de meios que podem ajudar a evitar o abandono escolar, já que o estado, mesmo sendo responsável por promover instrução aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências gravíssimas, com o aumento da evasão escolar.
Ademais, é fulcral dar ênfase à questão da má influência midiática ainda que seja um grande impasse a solução da questão. Segundo Pierre Bourdieu, oque foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Diante de tal exposto, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre a evasão escolar, influencia na consolidação e persistência do problema. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, ausência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o governo deve criar um projeto que vise informar a população sobre o abandono escolar em questão no Brasil. Isso deve ocorrer por meios de propagandas televisivas e de reportagens com a participação de profissionais da educação, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da falta de estratégias e recursos, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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