Em primeira análise, é importante ressaltar que a desigualdade social é o principal motivo da evasão escolar. Isso, acontece porque, os alunos saem da escola para trabalhar, por não terem condições financeiras para se manter e ajudar dentro de casa. Nesse contexto, segundo Nelson Mandela, a democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia. Sendo assim, é evidente que a desigualdade social faz com que os estudantes sejam afastados do ambiente escolar, levando á falta de aprendizagem e oportunidades no mercado de trabalho.
Ademais, vale destacar que a baixa qualificação profissional é o principal impacto da evasão escolar. Á vista disso, as pessoas que abandona escola não tem uma carreira profissional por não estar capacitadas para mercado de trabalho. Nesse sentido, de acordo com o educador Paulo Freire, "Se a educação sozinha não pode mudar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Desse modo, fica claro que a evasão escolar faz com que as pessoas não tenham uma boa qualificação profissional, ocasionando o desemprego delas.
Portanto, são necessárias medidas para combater a evasão escolar no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação, cujo a função é garantir o ensino de qualidade, deve criar programas, como os de auxílios financeiros para os alunos de baixa renda, por meio de verbas governamentais com a finalidade de diminuir a desigualdade social. Dessa forma, todos os brasileiros vão conseguirem uma qualificação profissional, acabando com a evasão escolar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.