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Por nathaaalia
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#128047
"O sistema limita nossa vida de tal forma, que tive que fazer minha escolha: sonhar ou sobreviver"; Trecho da música "A vida é Desafio" de Racionais MC'S, que aborda o dilema de seguir o seu sonho ou ter uma vida financeiramente estável. Que infelizmente é a realidade do Brasil, onde muitas áreas e profissões são desvalorizadas e mal-remuneradas.
É de fundamental relevância a crise econômica que o país tem vivido há anos, causando altas taxas de desemprego e tornando mais difícil conseguir ser contratado, principalmente em áreas mais complexas que demandam uma maior filtragem de seus candidatos.
Tendo em vista que, no Brasil 19,2% da população se formou em um curso superior, apenas 8% conseguiu e continua em um emprego relacionado a sua formação. Isso se leva também, as grandes empresas que visam apenas o lucro próprio e não prezam pelos seus funcionários, submetendo-os a salários e condições precárias de trabalho.
Levando em consideração esses aspectos, é necessário que o governo invista em políticas públicas para redução do desemprego, e também para auxiliar seus jovens na escolha do curso que irão fazer, para que não acabem escolhendo áreas em que não se encaixam. Tendo assim uma sociedade mais equilibrada e com menos desigualdade social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por EvellynKMB
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#128089
Olá escritora! eu li sua redação e optei por pontuar - avaliar de acordo com os critérios - no estilo ENEM. Sabemos que a redação do ENEM tem uma espécie de molde para ser escrita, ou seja, por mais que nós busquemos novas ideias e padrões de texto, nem sempre funciona sair da caixa. No seu texto, vejo que o mínimo de linhas não foi preenchido, o que te levaria a tirar 0 na redação real, mesmo assim, notei que há um senso crítico fortíssimo e conhecimento sobre o assunto, contando com dados e citações. Todavia, é uma redação relativamente simples, o que leva-nos a que muita coisa ali escrita, é de senso comum, isso empobrece seu texto. Escritora, sua capacidade de tirar nota 1000 na redação é enorme, apenas precisa desenvolver mais sua maneira de escrever, dar aquela "enfeitada" no texto, então você estará provavelmente no pódio. Boa sorte!
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