É inegável que, a desinformação no âmbito atual é bem ampla, fazendo com que as pessoas sigam informações não tão relevantes de autoridades, que não cumprem com a que a educação fiscal propõe. Segundo Sócrates, filósofo grego, os erros basicamente são consequências da ignorância das pessoas, um exemplo está na inibição da fiscalização dos tributos pagos, nos recursos públicos, que estão nas mãos de administradores, e isso se decorre por conta da letargia das pessoas diante seus direitos.
Lao Tsé, filósofo chinês, afirma que as pessoas passam fome, por conta do Estado com seus impostos, de fato, existe uma correlação com o que se passa atualmente no território brasileiro; pessoas estão pagando alto em produtos que antes eram acessíveis. Os preços de alguns produtos alavancam no mercado. De acordo com pesquisas feitas pelo site Terra, o Brasil é o segundo país que mais cobra imposto da população. Algumas pessoas necessitam pagar altos custos para se manterem, assim como algumas delas não sabem o destino do dinheiro, pago a mais.
Diante do exposto, é imprescindível a ação do Ministério da Economia - responsável por gerenciar contas governamentais- fiscalizar a movimentação dos tributos pagos. Paralelamente, a mídia, deve passar informações de como realmente funciona o processo de geração de impostos, por meios de jornais, rádios, tvs. A Receita Federal, deve controlar com mais vigor essas movimentações cobrando notas fiscais,com fito de conscientizar os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.