Primeiramente, é importante discutir sobre como o controle de dados efetuado pelos algoritmos contribui para as bolhas sociais. Sobre esse assunto, temos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta, em seu artigo 12, que ninguém está no direito de violar a vida privada dos cidadãos. No entanto, várias empresas vão contra a declaração, pois usam dos algoritmos para obter informações sobre os gostos pessoais dos internautas, ultilizando-se, posteriormente, desse conhecimento para manipular o usuário. Dessa maneira, surge que os governantes tomem medidas cabíveis para conter o problema, pois essa situação não pode perpetuar.
Ademais, cabe a discução sobre como as leis pouco eficientes agravam o assunto. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Entretanto, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois poucas são as leis que defendem os usuários perante as políticas empresariais geradoras do efeito bolha. Logo, percebe-se que a ineficácia jurídica estatal contribui para a manutenção dessa inaceitável situação.
Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelas vítimas das bolhas sociais. Para isso, é necessário que o governo, a exemplo do Ministério da Família e do Ministério das Comunicações, limite a interferência dos algoritmos sobre os usuários da rede por meio de leis mais rígidas, tal finalidade possui o objetivo de barrar a alienação dos internautas e diminuir os casos de efeito bolha. Com isso, a realidade se aproximará da obra fictícia de More, criando assim uma sociedade mais justa e igualitária
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.