Avatar do usuário
Por Maell
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97161
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. Entretanto, ao se analisar a atual sociedade brasileira, percebe-se que a realidade se difere dos ideais apresentados na obra, visto que o efeito bolha, problema agravado principalmente pelas redes sociais, vai de encontro as ideias apresentadas pelo autor. Sendo assim, urge que se discuta a restrição a certos conteúdos feita pelos algoritmos e a ineficácia das leis como principais causas da problemática.

Primeiramente, é importante discutir sobre como o controle de dados efetuado pelos algoritmos contribui para as bolhas sociais. Sobre esse assunto, temos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta, em seu artigo 12, que ninguém está no direito de violar a vida privada dos cidadãos. No entanto, várias empresas vão contra a declaração, pois usam dos algoritmos para obter informações sobre os gostos pessoais dos internautas, ultilizando-se, posteriormente, desse conhecimento para manipular o usuário. Dessa maneira, surge que os governantes tomem medidas cabíveis para conter o problema, pois essa situação não pode perpetuar.

Ademais, cabe a discução sobre como as leis pouco eficientes agravam o assunto. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Entretanto, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois poucas são as leis que defendem os usuários perante as políticas empresariais geradoras do efeito bolha. Logo, percebe-se que a ineficácia jurídica estatal contribui para a manutenção dessa inaceitável situação.

Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelas vítimas das bolhas sociais. Para isso, é necessário que o governo, a exemplo do Ministério da Família e do Ministério das Comunicações, limite a interferência dos algoritmos sobre os usuários da rede por meio de leis mais rígidas, tal finalidade possui o objetivo de barrar a alienação dos internautas e diminuir os casos de efeito bolha. Com isso, a realidade se aproximará da obra fictícia de More, criando assim uma sociedade mais justa e igualitária
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por redaper
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97238
Olá, tudo bem?
CORREÇÃO:

#COMPETÊNCIA 1#
▪︎A palavra marcada apresenta ortografia inadequada: "Ademais, cabe a 《discução》 sobre como as leis[...]". O correto é "DISCUSSÃO".

▪︎A palavra marcada, por ser substantivo próprio, deve ser escrita com inicial maiúscula: "...Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do 《estado》 em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social.[...]".

▪︎No último parágrafo, finalize sua redação com um ponto final, isso é obrigatório!

#COMPETÊNCIA2#
▪︎Utilize as palavras chaves do tema ao longo do seu texto! Elas mostram que você entendeu a proposta, evitando, desse modo, o tangenciamento.

#COMPETÊNCIA3#
▪︎Apesar de você utilizar argumentos claros, eles são pouco argumentativos, ou seja, expositivos.
Além disso, há poucas marcas de autoria, e falta de embasamento!

#COMPETÊNCIA4#
▪︎Não há erros, você utilizou bem os elementos coesivos!

#COMPETÊNCIA5#
▪︎Não há erros, proposta de intervenção completa!


NOTAS:
C1:160
C2:160
C3:160
C4:200
C5:200
NOTA FINAL:880.
0
Avatar do usuário
Por Maell
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97336
@redaper
Vlw, vou tentar melhorar esses pontos, obgd
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
116 Exibições
por Leticiaa12
1 Respostas 
129 Exibições
por Rayssaa22
0 Respostas 
92 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
76 Exibições
por Fabidall
0 Respostas 
77 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
68 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
77 Exibições
por EDYTX
0 Respostas 
64 Exibições
por julia1322
0 Respostas 
50 Exibições
por eduardojr
7 Respostas 
102 Exibições
por andreia567

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM